Esportes Titulo
Depois de operar o estômago, Maradona deve ir de 121kg para 75kg
Do Diário OnLine
Com AFP
09/03/2005 | 19:45
Compartilhar notícia


O maior ídolo do futebol argentino, Diego Armando Maradona se submeteu a uma operação de redução do estômago na cidade colombiana de Cartagena, na Colômbia. Ele deixou a clínica nesta quarta-feira, demonstrando bom humor.

Maradona, 44 anos, colocou no sábado um "by-pass gástrico", que lhe permitirá reduzir em 95% o tamanho do estômago, disse Francisco Holguín, diretor da clínica, que realizou com sucesso a operação. "Nos próximos dias permanecerá em Cartagena, mas está confirmado que viajará a Buenos Aires em 3 de abril próximo para participar das festas do centenário do Boca Juniors", disse o médico.

O ex-capitão da seleção argentina deverá submeter-se a uma dieta de líquidos, mas, paulatinamente, ingerirá alimentos brandos até chegar a uma dieta normal, com sólidos, explicou Holguín. "Maradona confessou às pessoas que o assistiram na clínica que está muito satisfeito com a operação, e se despediu agradecendo a todos", acrescentou o médico.

Segundo Holguín, o ex-jogador perderá 10 kg no primeiro mês, mas seu peso apenas se normalizará em um ano. "Antes de sair não o submetemos a nenhum controle, porém os pacientes perdem peso muito rapidamente. No caso de Maradona, esperamos que possa baixar aos 75 kg em 10 ou 12 meses no máximo", assinalou o diretor da clínica.

No momento da operação, o polêmico jogador pesava 121 kg, em um quadro de 'obesidade mórbida', segundo descrição dos médicos, que vão submetê-lo a um check-up dentro de quatro semanas.

Além da redução de peso, a cirurgia contribuirá para que Maradona supere seus problemas de depressão arterial e se sinta estimulado a não voltar a consumir drogas, problema que o levou a tratar-se em Cuba.

O 'by-pass' gástrico é um dos procedimentos mais praticados no mundo para combater a obesidade. Consiste em reduzir cirurgicamente o tamanho do estômago e uni-lo à parte media do intestino delgado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;