Setecidades Titulo
Renda Cidadã começa a ser paga em Ribeirão
Christiano Carvalho
Do Diário do Grande ABC
13/11/2001 | 21:04
Compartilhar notícia


  Apesar de representar apenas um terço do valor do salário mínimo, R$ 60 por mês, vai fazer muita diferença para a ex-comerciante Maria Valderez Alconi Perez, 54. “Com isso vou conseguir sustentar minha filha e começar a pagar minhas dívidas.” Assim como Valderez, outras 149 famílias de Ribeirão Pires previamente cadastradas vão receber mensalmente a mesma quantia, que é fornecida pelo programa Renda Cidadã, apresentado a elas nesta terça à tarde pela Prefeitura na sede local do Lions Clube. A iniciativa, implementada com um mês de atraso, é promovida pelo governo estadual em parceria com as administrações municipais.

Para a desempregada Eliana Cordeiro Silva, 29, que tem seis filhos – três dos quais a acompanhavam nesta terça –, a ajuda veio em boa hora. “Vou tentar vender salgadinho e gelinho”, disse ela, que também usará o dinheiro para comprar leite para seu filho mais novo, de apenas seis meses.

Já Aparecida de Fátima dos Santos, 41, irá investir parte dos R$ 60 na compra de panos de prato para fazer bordados. “Esse dinheiro também vai ajudar a comprar pão e leite”, afirmou.

As famílias selecionadas pelo programa possuem renda mensal de até um salário mínimo e moram nas áreas dos bairros de Ouro Fino, Santa Luzia, Jardim Caçula, Parque Aliança e Quarta Divisão. A novidade em Ribeirão Pires é que as pessoas beneficiadas pelo Renda Cidadã, na maioria desempregadas, ficam comprometidas a se reunir mensalmente (sempre no dia da entrega do cheque) em seus bairros com assistentes sociais para discutir quais suas principais necessidades.

De acordo com o secretário de Participação Cidadã do município, Mário Nunes, a partir desses encontros será possível detectar os principais problemas das comunidades carentes e propor soluções. “A cidade não possui bolsões de pobreza, que está espalhada nas regiões periféricas. Poderemos implementar programas específicos para atender essa população. Já trabalhamos, por exemplo, com cursos de alfabetização e profissionalização”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;