Cultura & Lazer Titulo
Sambista Osvaldinho da Cuíca e tema de filme
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
30/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O documentário "Osvaldinho da Cuíca - Cidadão Samba" ganha pré-estreia com entrada franca hoje, às 20h, no CineSesc, em São Paulo. Quem participar do evento também poderá conferir um show do sambista e coquetel. A estreia oficial é amanhã, no mesmo local.

Dirigido por Toni Nogueira, Simone Soul e o próprio Osvaldinho - que também conduz a narrativa, o longa-metragem, produzido em 2008, se vale da figura do compositor para fazer um retrato do tradicional samba paulistano, estilo que foi prejudicado quando os músicos de São Paulo começaram a incluir padrões comuns ao Carnaval carioca.

Nascido em pleno Carnaval de 1940 na Capital paulista, Osvaldo Barros é, além de compositor, ritmista e passista. Tocando o instrumento que lhe serve também de nome artístico, chegou a acompanhar Adoniran Barbosa (1910-1982). Foi também cantor da Gaviões da Fiel nos tempos em que a escola ainda era um bloco carnavalesco e participou ainda da criação da escola Acadêmicos do Tucuruvi. Está ainda entre um dos fundadores da ala dos compositores da Vai-Vai.

Osvaldinho da Cuíca - Cidadão Samba. Documentário Pré-estreia hoje, às 20h30, com show do sambista Osvaldinho da Cuíca, No CineSesc - Rua Augusta, 2.075, São Paulo.Tel.: 3087-0500. Entrada franca (retirada de ingressos com uma hora de antecedência).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;