Economia Titulo
Vendas de eletrodomésticos caem 15%
Do Diário do Grande ABC
30/03/1999 | 16:28
Compartilhar notícia


As vendas de eletrodomésticos das linhas marrom e branca tiveram uma queda de aproximadamente 15% no primeiro trimestre deste ano com relaçao ao mesmo período do ano passado. De acordo com o diretor-presidente da Semp Toshiba, Afonso Antônio Hanel, os fabricantes de aparelhos da chamada linha marrom (TV e som)já repassaram ao comércio entre 25% e 30% do aumento de custos de seus produtos depois da desvalorizaçao cambial e está previsto um reajuste de mais 10% para os próximos meses. Este mesmo percentual estaria sendo cobrado ao consumidor pelo comércio.

Já os fabricantes da linha branca (refrigeradores, fogoes, máquinas de lavar etc) aumentaram seus preços em 5% e mais 8% devem ser repassados em abril ou maio, segundo avaliaçao do diretor comercial da Eletrolux, Gilmar Madureira.

O eletroportáteis tiveram queda nas vendas de 10% no período e os aumentos de preços variaram entre 11 e 27%. O presidente da Arno, Mario Seixas, estima que nao ocorrerao novos aumentos no segmento.

Os empresários participaram nesta terça-feira de café da manha para divulgaçao de lançamentos que serao apresentados na Feira de Utilidades Domésticas, a UD 98, entre os dias 9 e 18 de abril. Eles manifestaram otimismo com relaçao à economia brasileira e destacaram que o desempenho nos próximos meses dependerá dos rumos da política econômica, da reduçao das taxas de juros e da trajetória do câmbio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;