Economia Titulo
Criatividade ajuda a manter negócios
Carolina Rodriguez
Do Diário do Grande ABC
20/09/2003 | 20:11
Compartilhar notícia


  Fila de espera no motel com direito a bebidas grátis. Dividir em até três vezes a conta do seu happy hour. Os empresários do setor de hospedagem e alimentação do Grande ABC já perceberam que terão de apelar à criatividade para driblar o baixo astral da economia e tirar os consumidores de dentro de casa em época de crise. Segundo proprietários de bares e motéis da região, o movimento caiu cerca de 30% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.

A gerente do Motel Taj Mahal, em Santo André, Bernardete Polido, oferece cartões de desconto aos consumidores nos bares próximos às universidades da região. Já quem for ao motel poderá se servir gratuitamente no bar instalado dentro do estabelecimento enquanto aguarda a liberação do quarto. Nos finais de semana, os clientes que quiserem poderão assistir a shows de dança e, nos dias de semana, as dançarinas vestidas de roupas árabes também fazem apresentação de dança do ventre em restaurantes do Grande ABC e oferecem cartões de desconto.

“No mês de agosto nós ganhamos o suficiente para cobrir as despesas operacionais; lucro nós não tivemos”, disse a gerente. Segundo Bernardete, o movimento no Taj Mahal caiu 25% de fevereiro até agora. A expectativa da empresária é que o mercado volte a aquecer a partir de outubro por conta do pagamento do 13º salário. “É normal o movimento cair no começo do ano porque as pessoas soltam muitos cheques pré-datados no final do ano anterior”, explicou.

O proprietário do Mr.Einstein, em São Bernardo, Robinson Alves, ofereceu aos clientes dividir a conta em até três vezes sem juros no cartão de crédito durante os meses de julho e agosto. “Quando pensamos em facilitar o pagamento das contas pensamos também no aspecto negativo da estratégia, por exemplo se os consumidores pensassem que nós estivéssemos quebrando. Mas a idéia principal era facilitar o pagamento dos clientes”, explicou.

Apesar de não ter registrado aumento de faturamento no período, Alves disse que repetirá a estratégia no final do ano, quando serão realizadas as festas de confraternizações das empresas. Segundo ele, a maioria dos clientes que dividiu a conta em três vezes gastou mais de R$ 500. “Geralmente eram famílias que foram ao bar comemorar aniversário”, disse o proprietário.

Nos meses em que dividiu a conta no cartão de crédito, Alves registrou um aumento de 10% no uso do meio eletrônico, sendo que 10% deles optaram pelo pagamento em até três vezes. Para oferecer a facilidade, sem juros, aos consumidores, Alves arcou com os encargos de 13,5% cobrado das administradoras de cartões de crédito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;