Setecidades Titulo
Dança é usada para ajudar paciente de centro psiquiátrico
Valéria Cabrera
Da Redaçao
09/09/2000 | 16:33
Compartilhar notícia


  A Cia. Experimental Mu...Dança, grupo composto por dez pacientes e dois funcionários do Capsi (Centro de Atençao Psicossocial Integral), de Diadema, além de três pessoas da comunidade, apresenta neste domingo, às 20h, e na próxima terça-feira, às 15h, o espetáculo de dança Das Loucuras da História no Teatro Clara Nunes (rua Graciosa, 300). As apresentaçoes sao abertas ao público e o ingresso é um 1 Kg de alimento nao perecível, que será doado ao Lar do Anciao, um asilo do município que abriga idosos.

Os pacientes do Capsi sao pessoas com algum tipo de problema psiquiátrico e o grupo de dança é uma das formas utilizadas pela coordenadoria do centro para a integraçao dessas pessoas à comunidade.

A montagem do espetáculo foi coordenada pela psicóloga Myrna Coelho, que começou o trabalho com os pacientes quando ainda era estudante e fazia estágio no Capsi. "As coreografias contam histórias de vida dos pacientes e também da loucura ao longo dos anos", explicou.

Uma das coreografias (sao 16 no total), que recebeu o nome de Sirenes, conta a história de um paciente que foi levado para o hospital durante uma crise e, para se ver livre dos médicos e medicamentos, roubou uma ambulância para fugir. "Ele entrou no corredor de trólebus e em avenidas de grande movimento na contramao para poder ficar longe do hospital", contou Myrna.

Há também a coreografia Dom Quixote, em que o personagem principal é um paciente que adora armaduras. "Ele desenha e lê todos os livros que tenham alguma história com armaduras", contou o psicólogo do Capsi Rogério Fortunato Rocha. "Quando ele está em cena, incorpora o personagem com toda a seriedade."

Além das apresentaçoes de domingo e terça-feira, o espetáculo Das Loucuras da História poderá ser visto na Mostra de Dança de Diadema, que começa na próxima quarta-feira, dia 13. O espetáculo também será apresentado durante a Mostra de Práticas em Psicologia e Compromisso Social, evento promovido pelo Conselho Federal de Psicologia que vai acontecer em outubro, em Sao Paulo.

O Capsi, um serviço da Prefeitura de Diadema, atende mensalmente cerca de 1,4 mil pacientes. Eles sao encaminhados pelo Centro de Emergência Psiquiátrica do Hospital Público Municipal e pelas equipes que atendem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

No Capsi sao atendidos apenas pacientes psiquiátricos graves, divididos em três etapas: intensidade variável, intensidade diária e integraçao social. Mesmo assim eles nao ficam internados, apenas em observaçao quando estao em crise.

Para fazer parte da Cia. Mu...Dança os pacientes devem estar no programa de integraçao social. O Capsi fica na rua Manoel da Nóbrega, 833, Centro, tel.: 4057-7925.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;