Cultura & Lazer Titulo
Cinema: 'Asterix e Obelix' nao conquista a crítica
Do Diário do Grande ABC
03/02/1999 | 13:37
Compartilhar notícia


"Símbolo da resistência gaulesa ao invasor hollywoodiano", na opiniao da imprensa francesa, o filme ``Asterix e Obelix contra César', que foi lançado esta quarta-feira nos cinemas europeus, rendeu muitos artigos na imprensa, mas a crítica se mostrou bastante insensível aos ``efeitos' da poçao mágica desta superproduçao.

O filme do diretor Claude Zidi e do produtor Claude Berri ganhou a primeira página ou editoriais nos jornais franceses Libération, Le Parisien e La Croix, mas afora as qualidades ou defeitos do filme, a aldeia dos invencíveis gauleses serve de pretexto para evocar ``a linha de demarcaçao da cultura francesa frente às legioes de Hollywood'.

Num editorial intitulado ``Poçao francesa', La Croix ressalta as particularidades dos mais célebres heróis franceses dos quadrinhos: ``Resistência, desordem, discussoes por bobagens: a França é o espelho de Asterix; tem as características de uma tribo que quer se manter etnicamente pura e livre'.

A crítica deposita esperanças na revitalizaçao do cinema do país, acreditando que este filme, o mais caro da história da França, pode ser um bom sinal.

Para o jornal comunista L'Humanité, Asterix é ``uma metáfora ilustrada do embate entre o cinema hollywoodiano e europeu, cujo bastiao da resistência é efetivamente nossa aldeia gaulesa'.

A crítica do Le Parisien é cética. A postura começa pelo título ``Mas onde está a poçao mágica?' ``Adatada com grandes gastos, a célebre tira cômica perde grande parte de seu encanto, apesar de um Obelix-Depardieu mais que convincente...Por quê estamos decepcionados? Por que os efeitos especiais dao a impressao de algo já visto. Nao se chega a um bom filme com o acúmulo de nomes conhecidos. Este filme nao está à altura dos quadrinhos', diz o artigo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;