Internacional Titulo
Annan comemora 'promissora' eleição no Iraque
Do Diário OnLine
Com Agências
14/02/2005 | 20:03
Compartilhar notícia


O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, festejou os "promissores" resultados da eleição iraquiana e prometeu que a ONU continuará trabalhando no país.

Annan convocou os iraquianos a "se unirem sob o espírito de reconciliação nacional para que o país avance rumo ao futuro pacífico, próspero e democrático", em um relatório lido por seu porta-voz.

O secretário se mostrou esperançoso de que aqueles que não votaram, especialmente a minoria sunita, "terão oportunidades". O líder também pediu o apoio total ao que chamou de um processo 'político inclusivo, participativo e transparente'.

"As Nações Unidas estão totalmente comprometidas em desempenhar um importante papel na transição, assim como em ajudar nos próximos referendos e eleições gerais", frisou o comunicado.

"Neste dia promissor, o secretário-geral felicita o povo iraquiano", disse o texto de Annan, elogiando a "valentia e determinação" dos eleitores.

Xiitas e curdos venceram as primeiras eleições abertas no Iraque em mais de meio século.

Segundo os resultados das eleições, a lista xiita da Aliança Unificada Iraquiana, apadrinhada pelo aiatolá Ali Sistani, obteve 48,1% dos votos, o que representa 140 das 275 cadeiras do Parlamento.

Já a lista da Aliança Curda, formada pelos dois principais partidos desta etnia do norte do Iraque — o Partido Democrático do Curdistão (PDC de Masud Barzani) e a União Patriótica do Curdistão (UPC de Jalal Talabani) —, conseguiu 25,7% dos votos e terá 75 vagas na Assembléia Nacional.

Por fim, a lista do atual primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, ficou em terceiro lugar, com 13,8% dos votos, o que representa 40 cadeiras.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;