Economia Titulo
Procurador libera compra da Vivo pela Telefônica
04/09/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


A compra da participação da Portugal Telecom (PT) na Vivo pela Telefónica recebeu o sinal verde da procuradoria especializada da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Parecer do procurador-geral da agência, Marcelo Bechara, recomendou ao conselho diretor do órgão regulador a aprovação do pedido de anuência prévia encaminhado pela Telefónica no dia 29 de julho. O documento foi enviado aos conselheiros da Anatel, que analisarão a anuência.

Bechara explicou a análise da operação de aquisição do controle total da Vivo pelo grupo espanhol. "É uma operação relativamente bem simples. Um sócio está deixando a empresa, não está entrando ninguém novo. Então, é uma movimentação societária bem simples."

Para recomendar a aprovação da anuência prévia, Bechara levou em conta análises feitas pela área técnica da agência, que consideraram que a operação não traz prejuízos à competição ou à prestação de serviços ao usuário. No parecer, o procurador cita que "sob a ótica da área técnica, a presente operação foi vista como algo concorrencialmente positivo, tendendo a aumentar a competitividade/produtividade e melhorar a execução dos serviços". Essa conclusão foi feita a partir da análise da integração da infraestrutura de rede das duas operadoras, o que pode representar ganho de escala e "vantagem competitiva" para a empresa.

O procurador alertou, contudo, que "se a concentração (da infraestrutura) apresentar efeitos danosos, essa agência e o Cade devem adotar medidas assecuratórias, quer seja por atos regulatórios (visando à manutenção do serviço prestado com qualidade e eliminação de risco à prestação do serviço) e/ou concorrenciais (visando o equilíbrio da competição no mercado em questão)".

Em sua análise, Bechara apontou que tem que ser levada em conta a participação que a Telefónica tem na Telecom Itália, que controla a TIM no Brasil. O procurador, porém, não entrou no mérito da questão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;