Cultura & Lazer Titulo
França homenageia poeta Jacques Prévert
Do Diário do Grande ABC
02/02/2000 | 15:09
Compartilhar notícia


A França presta homenagem a Jacques Prévert, poeta popular por excelência cujos versos pertencem à memória coletiva do país, que completaria 100 anos dia 4 de fevereiro.

Jacques Prévert nasceu a 4 de fevereiro de 1900 em Neuilly-sur-Seine (periferia de Paris) e morreu em abril de 1977 em Omonville-la-Petite (Norte). Poucos escritores foram tao queridos por seu público como ele, sem dúvida o escritor francês cujos livros foram mais vendidos no século.

De seu livro de poemas ``Paroles' (Palavras, 1946) se venderam 2,2 milhoes de exemplares. Na França, centenas de estabelecimentos escolares (400 exatamente) levam seu nome, muito mais que os dedicados, por exemplo, a Victor Hugo.

Por ocasiao deste aniversário, relativamente pouco comemorado se se compara com as manifestaçoes organizadas no bicentenário de Balzac ano passado, Yves Courrière consagra a Prévert uma extensa biografia, publicada pela editora Gallimard.

Courrière, biógrafo de Joseph Kessel e de Roger Vailland, conta com luxo de detalhes a vida boêmia do poeta na Paris de início do século, suas relaçoes com os surrealistas e com o cinema, em particular sua colaboraçao com Marcel Carné.

Lembra que foi um homem de grandes amizades, com Yves Tanguy, Pablo Picasso ou Yves Montand, e evoca essa banda de amigos, da qual o poeta era o ``deslumbrante animador'.

A rádio estatal Radio-France lhe presta também homenagem em suas diversas emissoras. E no Teatro Molière de Paris, as atrizes Brigitte Fossey e Catherine Arditi vao interpretar ``Paroles' sob a direçao de Robert Fortune.

``Escrevo para agradar muitos e aborrecer alguns', dizia Prévert, quando uma parte da ``inteligentsia', especialmente a da universidade, conseguiu durante anos confirmar sua obra nos programas escolares. ``Já só se recomenda uma posologia Prévert aos eternos jovens e aos adolescentes. É um erro. Este magnífico escritor faz bem a todas as idades. Sobretudo àquela contra a qual se luta', assinalou Patrice Delbourg no semanário L'Evénement du Jeudi.

Atualmente o recém-publicado dicionário Robert dos grandes escritores franceses lembra que os poemas de Prévert continuam seduzindo numerosos intérpretes, inclusive entre os grupos de rap.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;