Setecidades Titulo
ABC expõe projetos de inclusão social
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
16/04/2003 | 21:18
Compartilhar notícia


As prefeituras de Santo André, São Bernardo e Diadema participaram quarta-feira, em São Paulo, da conferência de lançamento da rede Urb-Al 10 - Luta contra a pobreza urbana – um programa de cooperação da comissão européia que envolve cidades da América Latina e da Europa –, em que foram expostos projetos da região e de outros países e novas propostas de inclusão social.

Durante o evento, foi definido que Santo André vai coordenar um grupo de trabalho com o tema Gestão Integrada: Novas Formas de Combate à Pobreza e Exclusão Social. A iniciativa é inspirada em projetos já adotados no município, como o programa Santo André Mais Igual, implementado em núcleos habitacionais da cidade, como o Sacadura Cabral, com reconhecimento no exterior.

“Até 30 de outubro devemos apresentar esse projeto para a União Européia. Depois, teremos dois anos para aprofundar o tema. O estudo vai ser custeado pelo órgão, com uma verba de 250 mil euros ou R$ 840,4 mil (cotação de quarta-feira)”, disse a coordenadora de inclusão social da Prefeitura de Santo André, Maria Magdalena Alves.

Participantes estrangeiros do poder público e de universidades da Argentina, Peru, Bélgica, França e Itália, entre outros países, também fizeram visitas técnicas a unidades de programas de inclusão social nos três municípios da região.

Em Santo André, o encontro aconteceu nos Núcleos Habitacionais Sacadura Cabral e Tamarutaca. A secretária municipal de Inclusão Social e Habitação, Rosana Denaldi, informou, durante o encontro, novidades sobre a revitalização da antiga favela. “Vamos inaugurar as unidades de negócio do Núcleo Sacadura Cabral (adiada desde o dia 8) em junho deste ano.”

Na área ainda estão previstos um projeto paisagístico e uma praça. “Começaremos esse processo em 20 dias, ao custo de R$ 140 mil”, disse a coordenadora de gestão de projetos habitacionais, Walkíria Góis.

Em São Bernardo, os visitantes estrangeiros conheceram o programa Lixo e Cidadania e o Movimento Criança e Juventude Prioridade I. Em Diadema, as visitas foram às unidades onde são desenvolvidos os projetos de inclusão social Adolescente Aprendiz, de cooperativas de coleta seletiva Vida Limpa, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;