Política Titulo
Deputado copia projeto de vereador de Santo André
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
21/11/2010 | 07:28
Compartilhar notícia


O que era para ser o início da discussão de projeto municipal, acabou, não intencionalmente, abrangendo todo o Estado. O vereador de Santo André Ailton Lima, e o deputado estadual José Bittencourt, ambos do PDT, acabaram abraçando um mesmo ideal em prol de idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

A história começou quando, em junho, Lima apresentou indicação ao prefeito Aidan Ravin (PTB), solicitando a formalização de reserva de mesas e cadeiras para esta parcela da população nas praças de alimentação de shoppings e restaurantes no município. O petebista respondeu que falta legislação específica que aborde o assunto, e que a questão seria discutida oportunamente na revisão do Código de Obras e Edificações de Santo André.

A partir de então, Bittencourt passou a trabalhar pela criação de lei estadual, cobrando que no mínimo 5% dos lugares dos estabelecimentos sejam destinados a idosos, pessoas com deficiência e gestantes. Para tanto, protocolou projeto de lei na Assembleia em outubro, citando em sua justificativa que a ideia partiu da indicação de Ailton Lima na esfera municipal.

Contudo, o que parecia ser uma parceria entre os pedetistas não se confirmou nas palavras do vereador. "De minha parte não houve esta articulação", revelou Lima, que atribuiu a situação ao fato de um de seus assessores ser filho de um funcionário do deputado. "Pode ter partido desta ligação, mas não fiquei sabendo."

Bittencourt, por sua vez, defendeu a prática, que definiu como recorrente. "Qualquer bom projeto municipal tem de ser expandido", ressaltou, ao definir que a peça visa promover "igualdade e solidariedade", e que trata de questão "atual e moderna".

Apesar de surpreso com o vazamento de sua ideia, Ailton Lima evitou entrar em polêmica. "Não vejo motivação dele em atravessar meu projeto e também não tenho vaidade em ser o pai da criança", discorreu. "No fim a proposta vai chegar ao bem comum, que é beneficiar estas pessoas. É isso o que quero", destacou, lembrando que um deputado pode fazer mais que um vereador. "A gente obedece à hierarquia".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;