Economia Titulo
Lula pede que BNDES baixe os juros para empresas estrangeiras
Do Diário OnLine
13/04/2004 | 22:25
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou na noite desta terça-feira que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) deixe de cobrar juros mais altos aos empréstimos concedidos às empresas internacionais.

A medida contraria a política de apoio à industria nacional, defendida pelo diretor do banco, Carlos Lessa, mas é favorável às propostas do ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernado Furlan, que afirmava que a decisão do BNDES poderia afugentar o capital estrangeiro do país.

Atualmente, as empresas nacionais pagam juros de 3% a 4,5% ao ano mais a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), hoje em 9,75% ao ano. Já os empresários estrangeiros pagam juros adicionais de 4% a 5,5% ao ano sobre a TJLP.

Para Lessa, as empresas internacionais conseguem linhas de crédito com mais facilidade e juros menores no exterior, ao contrário das empresas brasileiras que estão limitadas pelo risco país.

Com a decisão de Lula, as empresas estrangeiras passam a ter juros iguais aos cobrados às empresas nacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;