Setecidades Titulo Em números
Estado apresenta menor índice de ocupação de UTI desde o início do Plano São Paulo

Ao todo, 57,8% dos leitos em terapia intensiva estão com pacientes; nenhuma região regrediu nas fases de reabertura econômica

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
14/08/2020 | 12:44
Compartilhar notícia
Divulgação/Governo do Estado


O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), acaba de informar em coletiva de imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, que o Estado apresentou hoje o menor índice de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), de 57,8%, desde o início do Plano São Paulo. Na Grande São Paulo, que inclui o Grande ABC, é de 56,4%.A queda também ocorre nos leitos de internação, principalmente na Capital, que cuja ocupação pela metade, segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB).

"Nós também não tivemos, na avaliação das regiões, nenhum tipo de regressão no Plano São Paulo", ressaltou o vice-governador. Toda sexta-feira é anunciada a mudança de fase das regiões em relação a reabertura econômica e 84% do estado está na fase amarela. "Os municípios tiveram ocupação menor do que 80% e isso é de grande valia. Mostra que o controle da pandemia continua. A queda também se deve à política de testagem que tem sido incrementada. Uma em cada quinze pessoas já foi testada", ressaltou o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn. São Paulo tem 686.122 casos confirmados de coronavírus e 26.613 mortes.

Segundo Bruno Covas, na Capital, que já chegou com 1.200 leitos ocupados, agora não passa de 600. "No mês mais crítico da pandemia, que foi em maio, tínhamos 48 pedidos de internação por dia e, agora, estamos com 29", enumerou.

Rodrigo Garcia também informou que a Sabesp prorrogará, por mais um mês - até 15 de setembro -, a suspensão da cobrança e corte de água para 2,5 milhões de consumidores de baixa renda que foram afetados financeiramente, principalmente, durante a pandemia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;