Esportes Titulo
Jogos Sul-Americanos terminam com surpresas
Ana Lúcia Moraes
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
10/08/2002 | 19:20
Compartilhar notícia


  Os VII Jogos Sul–Americanos – disputados em São Paulo, Rio, Curitiba e Belém – terminam neste domingo com algumas surpresas. A primeira delas foi a ascenção da Venezuela, que está em segundo lugar no número de medalhas. A Argentina parece que não está em um ano bom nem para os esportes e caiu para a terceira colocação. O Brasil confirmou seu favoritismo com o primeiro lugar.

Os dirigentes brasileiros despedem-se do campeonato certos de que conseguiram mostrar “o poder de organização do esporte brasileiro”, como afirma o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. A idéia é conquistar os votos necessários para eleger o Rio como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007. A eleição será no dia 24, na Cidade do México, durante assembléia da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). Na quarta colocação está o Chile, e na quinta, o Equador.

Nas competições deste sábado, das seis medalhas disputadas nas provas de mountain bike – três no masculino e três no feminino – o Brasil ficou com dois ouros, duas pratas e um bronze. A mineira Jaqueline Mourão conquistou o ouro e se colocou entre as 30 melhores do mundo. Se manter o posto até 31 de dezembro do próximo ano, estará com a vaga garantida para as Olimpíadas.

O Taekwondo foi outra modalidade que deu ouro ao Brasil na manhã deste sábado. Na categoria fly (até 58kg), Marcio Wenceslau venceu o chileno Pablo Valdes. Na categoria feather masculino (até 67 kg), Diogo Silva derrotou o equatoriano Ronald Vera.

No caratê, a brasileira Eliane Gomes precisou de apenas um golpe para vencer a peruana Susana Bojaico por 1 a 0 e levar o ouro na categoria feminina até 60 kg. Na categoria menos de 53 kg, o ouro ficou com a brasileira Iara Souza, que ganhou da peruana Gladys Eusebio por 2 a 0. No masculino até 60 kg, o brasileiro Sidirlei de Souza derrotou o venezuelano Carlos Luces por 5 a 2 e levou o ouro.

No prova feminina de triatlo, a brasileira Mariana Ohata foi a melhor e cruzou a linha de chegada com tempo de 2h04min02. Sua compatriota Sandra Soldan levou a prata e fez 2h04min30. O bronze ficou com a argentina Nanci Alvarez, que fez 2h08min09. Outra medalha de ouro veio da equipe brasileira masculina de ginástica olímpica, que com 204.194 pontos superou os argentinos (201.308) e os venezuelanos (200.577).

O tênis também trouxe alegrias para o Brasil. As brasileiras Larissa Carvalho e Marina Tavares se classificaram para a final e brigam neste domingo pela medalha de ouro do torneio. As duas tenistas souberam aproveitar a vantagem de jogar ao lado do público. Larissa derrotou por 2 sets a 0 (6-4 e 6-2) a equatoriana Mariana Correa, enquanto Marina fez 6-4 e 6-1 em cima da argentina Soledad Esperón.

Já nas duplas de tênis de mesa, Thiago Monteiro e Hugo Hanashiro conquistaram medalha de ouro ao vencer os também brasileiros Cazuo Matsumoto e Bruno Anjos, por 4 a 1 (11/9, 11/6, 11/1, 8/11 e 13/11). O bronze ficou com as duplas também brasileiras Reinaldo Yamamoto/Matheus Navarro e Gustavo Tsuboi/Rafael Shimizu. Na categoria feminina, Lígia Silva e Natália Barreira ficaram com a prata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;