Esportes Titulo
Aurélio Miguel quer vender terreno para treinar no Japao
Do Diário do Grande ABC
14/05/1999 | 18:09
Compartilhar notícia


O judoca Aurélio Miguel, medalha de ouro na Olimpíada de Seul, em 1988, e bronze em Atlanta, em 1996, desistiu de participar das seletivas para os Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, que serao disputados em julho e agosto, por nao ter patrocinador. Para tentar conquistar o único grande título que ainda lhe falta o de campeao mundial adulto, o lutador colocou um terreno à venda para obter recursos para fazer um estágio de treinamento, ainda este mês, no Japao.

"O treino no Japao me deixa muito mais confiante", diz o atleta, de 35 anos, que já fez mais de 20 estágios em universidades japonesas. "Sem o dinheiro da venda do terreno, porém, é impossível arcar com as despesas." Aurélio sonhava construir uma academia de judô no terreno. Os planos, no entanto estao provisoriamente adiados. "Na altura da minha vida nao posso tirar dinheiro da minha família para gastar em treinos", comenta Aurélio, que tem uma loja de equipamentos esportivos, a Interesporte.

"O patrocínio é fundamental porque só com tranqüilidade financeira o atleta consegue render tudo o que pode." Como exemplo, Aurélio Miguel, pai de dois filhos, cita o cestinha Oscar, que, aos 41 anos, ainda brilha como o melhor jogador brasileiro de basquete. "Ele tem talento e ama o esporte que faz", lembra o judoca. "O 'Mao Santa' tem, porém, todas as condiçoes de treinar e de jogar com tranqüilidade."

Mesmo se nao vender o terreno e nao conseguir fazer o estágio no Japao, Aurélio garante que se esforçará o máximo para conquistar a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Birmigham, em outubro, na Inglaterra. "Considero um estágio no Japao como a preparaçao mais adequada", diz. "Mas se nao for para lá, vou treinar duro do mesmo jeito para chegar na Inglaterra em condiçoes de ser o primeiro."

Aurélio Miguel é considerado o melhor judoca do Brasil de todos os tempos. Apesar de ter sofrido vários problemas físicos, o judoca tem três medalhas em Campeonatos Mundiais Adultos, além das duas medalhas olímpicas: foi prata em Hamilton, no Canadá, em 1993, e em Paris, na França, em 1997. Em 1987, em Essen, na Alemanha, o brasileiro ficou com o bronze.

Sem memória - Nos últimos meses, Aurélio Miguel foi convidado a participar de vários programas de TV e em todas as suas participaçoes reclamou da falta de patrocínio. Ele entrou em contato com várias empresas, inutilmente. "É uma situaçao difícil", constata. "Em outro país, pelo que já fiz, teria todo o apoio necessário para continuar lutando e ganhando medalhas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;