Cultura & Lazer Titulo
Sony lança PlayStation portátil
Da AFP
24/03/2005 | 18:41
Compartilhar notícia


A Sony entrou tardiamente no mercado dos vídeo - games portáteis ao lançar nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, seu PSP (PlayStation) - console com o qual o usuário tem acesso à música, a filmes e à internet -, o qual apresentou como o walkman do século XXI.

Mas o 'PlayStation Portable' (PSP), à venda por US$ 250, não é o pioneiro do mercado, como foi o walkman 25 anos atrás, quando a Sony o lançou com o primeiro reprodutor de áudio portátil, e vai competir diretamente com o DS da Nintendo, console de tela dupla, lançada em novembro passado pelo gigante japonês dos vídeo-games portáteis, que detém 90% do mercado americano.

Na manhã desta quinta-feira, várias lojas de aparelhos eletrônicos de Washington D.C. confirmaram que já têm no estoque o novíssimo PSP que no, entanto, não despertou nenhuma febre entre jovens compradores. "Já está nas gôndolas. Até o momento, não chegaram muitos clientes", disse um vendedor da seção de jogos da loja Circuit City em Rockville (Maryland, leste), que pediu para manter sua identidade preservada.

Em comunicado publicado em 21 de março, o diretor-executivo da filial americana da divisão de video games da Sony, Kaz Hirai, disse que "a demanda por PSP dos consumidores é maior que a de qualquer outro produto nos últimos tempos".

A respeito, Hirai afirmou que muitas lojas especializadas de Nova York e San Francisco planejaram abrir à meia-noite de quarta-feira "para que os maiores entusiastas pudessem comprá-lo quando saísse à venda". O primeiro milhão de compradores do PSP nos Estados Unidos terá uma cópia do filme 'Homem-Aranha 2' de brinde no aparelho. O console tem um processador "quase tão potente quanto o do console de mesa Playstation 2", explicou a empresa.

Assim como o DS, da Nintendo, o PSP dispõe de uma conexão wireless para jogar na internet tanto individualmente quanto com outros jogadores. Foi lançado no Japão em dezembro e até agora teve um milhão de unidades vendidas.

A Sony não marcou uma data para o lançamento do novo console na Europa, mas não prevê fazê-lo nos próximos meses para poder garantir o abastecimento máximo do mercado americano.

O PSP pretende concorrer com o iPod, da Apple, e com os outros reprodutores de áudio em formato mp3, ao contar com um cartão de memória transportável 'Memory Stick' - também utilizada em máquinas fotográficas, de vídeo e computadores Sony -, na qual é possível armazenar música.

De qualquer forma, os consumidores de vídeo -game são o público-alvo principal do PSP, que promete lançar até o fim do ano mais de cem jogos. A Sony anunciou para o fim do mês o lançamento de um cartão 'Memory Stick' de quatro gigabytes, que deverá ser vendido a um preço de cerca de US$ 1.000.

Sobre a estratégia da Sony para o lançamento do novo console, Hirai explicou: "Quando desenhamos o PlayStation Portable, queríamos garantir um produto de tecnologia de ponta, tanto no que diz respeito ao hardware quanto ao dispositivo de carga (de vídeo)".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;