Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 10 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

'Esplendor' mostra o suspense prometido


Mônica Santos
Da Redaçao

01/02/2000 | 18:07


O primeiro capítulo da novela Esplendor, de Ana Maria Moretzsohn, que foi ao ar nessa segunda-feira na Globo, estreou com o clima desejado pela autora. Recheada de suspense, a exibiçao teve média de 32 pontos de audiência, de acordo com o Ibope, com picos de 38 pontos. O número é bastante satisfatório e, para comparaçao, vale lembrar que a sua antecessora, Força de Um Desejo, terminou alcançando 40 pontos de audiência na última sexta-feira.

Já no primeiro capítulo, Ana Maria deixou claro o caráter dos personagens centrais, bem como suas afliçoes. O ator Floriano Peixoto incorporou corretamente o perturbado Frederico, que carrega a culpa pela mulher morta em um acidente com o aviao que ele pilotava. Caio Blat também se mostrou competente como Bruno Sampaio, um jovem desajustado que coloca sua irma, Flávia Cristina (Letícia Spiller) em uma enrascada: ela pensa que matou um homem e, por isso, foge do Rio para Sao Paulo.

A atriz Letícia, no entanto, esteve bastante caricata, talvez pelo fato de seu último personagem, a Maria Regina, de Suave Veneno, ainda estar muito presente na memória popular. Na estréia de Esplendor, Letícia ainda exibia as expressoes exageradas que a caracterizaram no horário das oito e seu figurino deixou a desejar, especialmente a peruca loira no estilo anos 60, de pouca naturalidade e nada convincente.

Entre os protagonistas há também uma surpresa que, ao que parece, deve render boas cenas nos próximos capítulos. O estreante Thiago de Los Reyes, que vive Guilherme, o filho mais novo de Frederico, mostrou-se muito seguro no papel do introspectivo garoto que nao fala desde o acidente que matou sua mae. As visoes do garoto e a sua maneira de se comunicar com os olhos merecem aplausos.

Outra atriz que se destacou é Christiane Fernandes, que vive Flávia Regina no primeiro capítulo. Ela deveria ir trabalhar na casa de Frederico, mas entrará em coma devido ao acidente e Flávia Cristina assumirá seu lugar. Interpretando uma moça de ascendência alema, Christiane esteve muito bem e é provável que reapareça no futuro, como sobrevivente, ou mesmo como um fantasma para atormentar a vida da personagem de Letícia.

Ambientaçao - Os cenários e figurinos de Esplendor nao apresentam nenhuma novidade, mas sao competentes no resgate do ambiente do fim dos anos 50. Cenas de antigos casaroes e prédios famosos, como o Hotel Copacabana, no Rio, e a Estaçao da Luz, em Sao Paulo, surgiram de maneira harmoniosa, em meio a lambretas e jaquetas de couro, ícones da rebeldia da época.

Já a trilha sonora é caprichada, incluindo músicas nacionais, como Abandono (Angela Maria) e A Volta do Boêmio (Nelson Gonçalves) e internacionais, como Cachito (Nat King Cole) e The Great Pretender (The Platters). A música de abertura, Que Nao Se Vê (uma versao para Come Tu Me Voi, de Nino Rota e T. Amurry), é apresentada na voz suave de Caetano Veloso.

O que interessa a partir de agora - e o que pode garantir o sucesso de Esplendor - é saber se Ana Maria conseguirá manter o suspense inteligente apresentado no capítulo de estréia. Segundo ela, em entrevista ao Diário, isto será possível, pois a novela terá pouco mais de 80 capítulos. Entao, é esperar para ver.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

'Esplendor' mostra o suspense prometido

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, acesse com:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;