Política Titulo Briga
PR deixa disputa pela vice e facilita vida de Volpi
Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
10/05/2012 | 07:33
Compartilhar notícia


O PR de Ribeirão Pires é o primeiro partido a cair fora da disputa pela vice de Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS). As indicações da legenda não alavancaram nas pesquisas encomendadas pelos aliados e a legenda acabou abdicando da briga pela vaga. O presidente do diretório municipal e secretário de Governo, Nonô Nardelli, e Marcelo Menato, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foram os nomes colocados pelos republicanos.

O integrante do primeiro escalão do governo amenizou os efeitos da decisão. "O PR está como partido forte na cidade. Se tiver pessoas que agreguem mais votos na chapa, estaremos apoiando", destacou o republicano. Segundo Nonô, o que interessa aos quadros da legenda é a participação na campanha que saia vitoriosa das urnas. "O projeto é para a cidade. Defendemos um grupo de continuidade para fazer o sucessor", reiterou o secretário.

Desde 2004 os republicanos são fiéis ao prefeito Clóvis Volpi (PV). Na primeira eleição do verde, o partido conseguiu angariar a vaga de vice e emplacou Jorge Mitidiero para o posto. "Na época, quando o PR fechou com o Clóvis, ele tinha 3% das intenções de voto, mas nós acreditamos que aquela era a melhor proposta", recordou Nonô.

Contudo, a situação em 2008 já estava diferente. O PR indicou Menato a vice, que após intensa disputa foi preterido - Dedé foi o escolhido . Em troca, o partido teve ampla participação no governo Volpi, com boa fatia do secretariado.

Passados quatro anos, a sigla acabou deixando a briga pelo espaço na chapa majoritária de forma prematura. Apesar disso, Nonô não acredita que o partido tenha perdido força dentro do bloco.

Volpi admitiu que o abandono dos republicanos foi essencial para traçar as novas estratégias para escolha da vice, que inclui mais uma pesquisa a ser realizada na semana que vem. "O PR saindo ajudou bastante. Os outros (candidatos a vaga de vice) acrescentam mais. Lá (no grupo) é tranquilo, não tem briga. Eu converso bastante com eles", disse o verde.

O chefe do Executivo é o principal articulador da campanha do popular-socialista ao Paço. O governo trabalha com quatro nomes para compor a majoritária. A secretária de Educação, Rosi de Marco (PV), e os vereadores Antônio Muraki (PTB), Edson Savietto, o Banha (PDT), e Jorge Luis de Moraes, o Jorginho da Autoescola (DEM).

 

SONDAGEM

O PR é o principal tema das conversas nos bastidores. Fontes ouvidas pelo Diário garantem que Nonô esteve tomando café com petistas na semana passada. Articulação feita em Brasília colocaria os republicanos no arco de alianças da pré-candidata Maria Inês Soares (PT). O secretário de Governo nega qualquer tipo de diálogo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;