Turismo Titulo
Acampamentos: opções para as férias das crianças
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
03/12/2003 | 18:17
Compartilhar notícia


As férias escolares estão aí e muitos pais já começam a pensar no que fazer para entreter os filhos durante o período em que eles estiverem em casa. Entre as opções, uma boa alternativa são os acampamentos de férias. Além de garantir diversão à garotada, a experiência de ficar uma semana sozinho permite que crianças e jovens aprendam a conviver melhor em grupo, desenvolvam habilidades até então desconhecidas e tenham a possibilidade de testar os próprios limites em situações como a sobrevivência na mata. Para os pais mais preocupados, ainda há a vantagem de manter os filhos relativamente perto de casa. Só no Estado de São Paulo dezenas de acampamentos organizaram programas especiais para a temporada de férias. Os preços, é claro, variam bastante: os pacotes custam de R$ 300 (no Timbalaia) e podem chegar a até R$ 2.098 (temporada de 20 dias no Nosso Recanto). Mas, seja qual for a escolha, uma coisa é certa: ninguém voltará para casa sem aprender alguma coisa.

Entre as novidades, os esportes de aventura, como o arvorismo, prometem ser o destaque da temporada. No Terra do Sol, em Bragança Paulista, por exemplo, pode-se praticar rapel, tirolesa, cascading e paintbal em pacotes que duram de oito a 15 dias. Já no Timbalaia, em Mairiporã, as atividades incluem trilhas em mata nativa, pêndulo, alpinismo e tobolama. E na cidade de Juquitiba, a 70 km de São Paulo, o acampamento Barnabé montou uma ponte pênsil, além de oferecer rafting, tirolesa, cama elástica e parede de alpinismo.

Outra opção ainda mais próxima é o Ranieri, em São Lourenço da Serra, a cerca de 50 km da capital. Devido à localização privilegiada, o acampamento investiu em atividades fora da propriedade. Entre elas destaca-se o rafting no Alto Juquiá, passeios de catamarã no rio São Lourenço, seis trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica e visita ao parque aquático Fantasy Acqua Park.

Já o Peraltas, em Brotas, oferece a prática de diversos esportes como floating, duck, rafting e bóia-cross, além de inúmeras atividades desenvolvidas especificamente para cada faixa etária. E a Turma dos Leões possui três unidades que promoverão acampamentos em janeiro. Uma fica na Serra da Cantareira e é voltada a crianças de 4 a 12 anos, com um programa de sete dias. Adolescentes com idade de 13 a 16 anos, por sua vez, serão levados a uma unidade em Bragança Paulista. Já os veteranos, acima de 17 anos, curtirão o acampamento em Ubatuba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;