Economia Titulo
Reforma de elevadores do Copan, pela Otis, está em andamento
Niceia de Freitas
Do Diário do Grande ABC
13/11/2004 | 16:14
Compartilhar notícia


O processo de modernização dos elevadores do edifício Copan, em São Paulo, promovido pela Elevadores Otis, instalada em São Bernardo, já está em andamento. Dos 12 equipamentos, de um total de 22 existentes no prédio, dois estão na fase de conclusão e outros dois, no processo de montagem. O projeto está orçado em cerca de R$ 2,2 milhões e, para realizá-lo, a Otis destacou equipe com cerca de 20 funcionários.

Por enquanto, o cronograma está dentro da previsão inicial. A partir da assinatura do contrato, formalizada em abril deste ano, a entrega do serviço deve ser finalizada em 19 meses, em várias etapas, uma delas ainda neste ano. A Elevadores Otis faz na manutenção dos elevadores há seis anos e teve de driblar pesada concorrência, já que a obra é considerada referência para a empresa, em função da história do edifício.

A modernização prevê a reforma total dos equipamentos, com a instalação de controles microprocessados, que tornam as paradas mais suaves e evitam solavancos. Também inclui tecnologia de aceleração gradual, que permitirá economia de até 40% de energia. Segundo o gerente de modernização, Edilson Rosin, serão substituídos os antigos sistemas eletromecânicos, que foram desenvolvidos há mais de 40 anos e demandam alto consumo de energia.

O projeto da empresa também prevê também a reforma das cabines, com novo revestimento, troca de botões e instalação de displays que indicam ao usuário em que andar estão os elevadores. “Pensamos sempre na segurança e na melhor forma de atender os passageiros”, diz.

A modernização prevê inclusive uma moderna tecnologia para recebimento das chamadas, que analisa a forma mais ágil de atendê-las. No caso de prédios com dois elevadores, há troca de informação entre os equipamentos, o que permite à unidade que estiver mais perto da chamada atender à solicitação, ao contrário do sistema antigo, em que o usuário tinha de aguardar a volta do elevador que já tivesse passado do local em que foi acionado. “É um trabalho mais lógico de atendimento”, diz Rosin.

Mercado – A Otis possui outras 25 filiais espalhadas pelo Brasil. No total, a companhia emprega cerca de 2 mil pessoas. A empresa fabrica elevadores e monta escadas rolantes. Ao todo, entre elevadores e escadas, são 50 mil unidades instaladas no mercado nacional.

Segundo o gerente nacional de vendas e marketing, Marcelo Siviero, o mercado de elevadores – atrelado ao setor de construção civil em empreendimentos de mais três andares – deve crescer este ano próximo aos índices estimados para o PIB (Produto Interno Bruto), entre 3% e 4%. No Grande ABC, segundo ele, as obras que demandam elevadores apresentaram retração nos últimos dois anos em função do êxodo industrial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;