Setecidades Titulo Apuração
Começa amanhã julgamento do caso Celso Daniel
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Começa amanhã o julgamento de cinco acusados de participação no assassinato do prefeito de Santo André Celso Daniel (PT). O julgamento, que será realizado em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, será presidido pelo juiz Antonio Augusto Galvão de França Hristov.

Sentarão no banco dos réus Itamar Messias dos Santos Filho, Ivan Rodrigues da Silva, Rodolfo Rodrigo dos Santos Oliveira, José Edison da Silva e Elcyd Oliveira Brito. Os cinco homens relacionados já estão presos, sendo que os dois últimos cumprem prisão por outros crimes cometidos. No caso Celso Daniel, José Edison e Elcyd foram beneficiados com habeas corpus concedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A estimativa é de que o julgamento dure ao menos dois dias.

Até agora, apenas um réu foi condenado pela morte de Celso. Marcos Roberto Bispo dos Santos, o Marquinhos, recebeu pena de 18 anos pelo crime de sequestro. Ele dirigia um dos veículos que fecharam o carro em que estava o prefeito de Santo André na noite do sequestro, em 2002. O julgamento de Marquinhos ocorreu em novembro de 2010.

Outro acusado é o empresário Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, que jantou com o petista horas antes do sequestro. Ele dirigia o carro de Celso Daniel no momento da abordagem. O TJ (Tribunal de Justiça) informou que Sombra responde em liberdade após ter sido beneficiado por habeas corpus. O empresário entrou com recurso no TJ para não ser acusado de envolvimento no crime - o pedido foi negado pelos desembargadores, que confirmaram sentença de pronúncia contra ele. O juiz aguarda apenas o retorno do processo do TJ para marcar a data do julgamento.

Divergências marcam as investigações do crime. O Ministério Público defende que o prefeito foi vítima de crime encomendado, enquanto diligências da Polícia Civil apontaram para crime comum. A morte de sete pessoas relacionadas ao homicídio dificultou o trabalho de apuração.

O MP defende tese de que a morte do petista está ligada a esquema de corrupção na Prefeitura de Santo André para financiar campanhas do PT. Celso Daniel foi chefe do Executivo durante três mandatos, sendo o primeiro em 1988. Em 1996, voltou ao Paço e foi reeleito quatro anos depois.

O CRIME

Em 18 de janeiro de 2002, após jantar com Sombra, a dupla caiu em emboscada e Celso foi sequestrado em uma rua no bairro dos Jardins, na Capital. O corpo do prefeito foi localizado após dois dias em estrada em Juquitiba, na Grande São Paulo. O petista foi alvejado por oito tiros. As investigações apontam que Celso foi torturado antes de morrer.

A regionalidade é apontada como maior legado político deixado pelo prefeito, que foi o fundador do Consórcio Intermunicipal, em 1991.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;