Economia Titulo
Missão do FMI chega em outubro para revisão do acordo
13/10/2003 | 23:03
Compartilhar notícia


Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega ao país no final de outubro para a quinta e última avaliação do atual acordo com o Brasil. Será avaliado o cumprimento das metas estabelecidas para setembro e discutida a possibilidade de liberar mais US$ 8 bilhões em novembro. Mas a discussão mais importante é outra: se haverá ou não um programa para 2004.

Embora o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, tenha falado sobre a conveniência de um novo acordo, e até discutido detalhes de como poderia ser, não há uma decisão oficial sobre o tema. O secretário do Tesouro, Joaquim Levy, está em Washington para "continuar os contatos" com o FMI. Principal negociador brasileiro, ele disse que um novo programa "é uma possibilidade" e lembrou que o diretor-gerente da instituição, Horst Kohler, disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o Fundo está aberto a novo acordo.

Palocci tem declarado que um novo programa com o FMI, se houver, será de caráter "preventivo". Embora a situação econômica e política do Brasil hoje seja distinta da que originou o programa com o Fundo em 1998, um novo acordo poderia funcionar como proteção adicional diante do humor variável dos mercados financeiros internacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;