Economia Titulo
Petrobras assina acordo com banco japonês
Da Agência Brasil
05/03/2007 | 23:04
Compartilhar notícia


A Petrobras e o JBIC (Japan Bank for International Cooperation) assinaram nesta segunda-feira um memorando de entendimento para avaliar as possibilidades de financiamento de projetos na área dos biocombustíveis.

Segundo a Petrobras, os projetos avaliados incluem a produção e a comercialização de etanol, biodiesel, bem como geração de bioeletricidade a partir do bagaço de cana-de-açúcar. Também foram pensadas oportunidades de obtenção de créditos de carbono.

O diretor executivo do banco japonês, Hiroshi Saito, destacou a intenção da instituição de intensificar o relacionamento com a estatal brasileira. “<WC1>O memorando objetiva construir uma relação bastante abrangente visando a exportação, comercialização e venda de biocombustíveis para o mercado japonês. <WC>A Petrobras é o maior e melhor parceiro para os empreendimentos de biocombustíveis, uma vez que a empresa domina a tecnologia para etanol, biodiesel e dispõe de uma gigantesca estrutura de transporte.”

Na avaliação do diretor do JBIC, o Brasil possui condições adequadas para se transformar em um dos maiores pólos de produção mundial de biodiesel, tendo como pano de fundo a tecnologia pioneira na produção de etanol.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que o memorando de entendimento consolida a relação de parceria com o JBIC. “O mundo hoje vive uma consciência crescente dos problemas relacionados à expansão global. Mas também em relação à importância do Protocolo de Kioto e as necessidades de se encontrar fontes alternativas para a produção de energia.” Gabrielli salientou ainda o fato de que a parceria contribuirá para colocar a Petrobras na vanguarda da produção de biocombustíveis em todo o mundo.

O acordo, que vem desde o final dos anos 1990, já rendeu à Petrobras investimentos de cerca de US$ 6,5 bilhões. Os japoneses participaram de financiamentos que vão desde a exploração e produção de petróleo até a construção e ampliação da malhas de dutos, além da melhoria e modernização de refinarias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;