Economia Titulo
ABC bate recorde na Liquida SP
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
12/02/2005 | 15:55
Compartilhar notícia


O Grande ABC terá participação recorde de lojas na edição 2005 da Liquida São Paulo, megacampanha de liquidação anual promovida pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings). Serão 388 estabelecimentos dos shoppings Metrópole, de São Bernardo, ABC, de Santo André, e Mauá Plaza, de Mauá, um aumento de quase 50% em relação à campanha do ano passado. Até agora o Liquida São Paulo já teve a adesão de 2 mil lojas de 13 shoppings da Grande São Paulo, 20% a mais em relação a 2004.

O ABC Plaza Shopping, de Santo André, apontado pela pesquisa da Brasmarket como líder da preferência dos consumidores do Grande ABC – 30,4% dos consumidores – informou que não vai aderir à iniciativa da Alshop. A administração justifica que já está em processo de queima de estoque desde o dia 10 de janeiro. Segundo Augusto Serrano, diretor de comunicação, as lojas estão com preços no limite e uma nova liquidação seria "desnecessária". O empreendimento esteve presente na edição de 2004.

A Liquida São Paulo ocorrerá entre os dias 23 e 27 deste mês com a participação de vários shoppings da Grande São Paulo. As lojas vão oferecer descontos de 10% a 70%. O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, acredita que o faturamento das lojas participantes neste ano deve ser em média 10% maior que em 2004. "Os bons resultados obtidos com o comércio em geral desde a metade do ano passado nos levam a acreditar num crescimento muito bom", avalia.

Para Sahyoun, um fator que deve favorecer o aumento do lucro dos lojistas na megaliquidação é a decisão de reduzir de dez para cinco dias o período de promoção. "Resolvemos concentrar as vendas num curto espaço de tempo para potencializar os resultados. Como os consumidores terão menos tempo para comprar, haverá uma corrida maior em busca de bons descontos."

Queima de estoque – Entre os três shoppings do Grande ABC, a expectativa é grande. O Shopping Metrópole, em São Bernardo, que participou de todas as edições do Liquida São Paulo, aposta em crescimento mínimo de 8% no fluxo de pessoas durante os dias da promoção, e de 10% no faturamento dos lojistas que aderirem à iniciativa.

As perspectivas otimistas da administração do Metrópole estão baseadas no aumento do índice de adesão. Das 160 lojas do conjunto, 80% prometem promover algum tipo de desconto, dentro da margem de 10% a 70% estabelecida pela Alshop. No ano passado, a participação foi de 60%.

O Mauá Plaza Shopping também aposta num bom retorno neste ano – crescimento de 5% a 7% em 2005 na comparação com o ano passado. Segundo a gerente de marketing Gabriele Shimentto, as expectativas de expansão de vendas estão depositadas no aumento do índice de ocupação do shopping e no gradual crescimento no fluxo de pessoas no local.

Das 220 lojas do conjunto, 100 já confirmaram participação. Serão oferecidos descontos de até 50% em itens que vão de vestuário feminino a eletro-eletrônicos, informática, presentes e calçados. O Mauá Plaza desponta como o shopping preferido dos consumidores da cidade, segundo pesquisa do Instituto Brasmarket.

No Shopping ABC, de Santo André, a expectativa para este ano é de movimento 12% maior em relação à mesma promoção de 2004. "Acreditamos que as vendas serão em média 8% maiores, já que neste ano temos um maior mix de lojas, graças à inauguração do Piso Loft", diz o superintendente Antonio Carlos Ferrite Sampaio. "Com essa nova proposta, esperamos um bom crescimento tanto em faturamento como em visitação."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;