Cultura & Lazer Titulo
'Contra Todos', de Roberto Moreira, disputa Festival de Cartagena
Da AFP
03/03/2005 | 18:09
Compartilhar notícia


A 45ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena, o mais antigo da América Latina, começará nesta sexta-feira com a participação de 19 países das Américas, Europa e Ásia e com a disputa de 18 filmes pelo prêmio máximo, a 'Índia Catalina de Ouro', entre eles o longa brasileiro 'Contra Todos', de Roberto Moreira.

Os filmes brasileiros vêm brilhando nas últimas edições do evento. No ano passado, o grande vencedor foi 'Carandiru', de Héctor Babenco. Em 2003, 'Cidade de Deus' ficou com título. O Brasil ganhou a 'Índia Catalina de Ouro' também em 1999, 2000 e 2001, com os longas 'Central do Brasil', 'Orfeu' (prêmio compartilhado com o argentino 'Garaje Olimpo') e 'Eu, Tu, Eles', respectivamente.

O filme colombiano 'Sumas y Restas', do diretor Víctor Gaviria, vai abrir o festival, numa cerimônia que será realizada no Centro de Convenções de Cartagena (1,1 mil km ao norte de Bogotá).

Ao longo do festival, os espectadores poderão assistir a filmes da Colômbia (10 no total); Brasil (5), Espanha (3), México (4), Venezuela (2), Cuba (1), Argentina (5), Itália (3), Suécia (1), Peru (2), Japão (1), Estados Unidos (2), França (2), Chile (1), Costa Rica (1) e Butão (1).

Participam também co-produções de Canadá e México (1), Alemanha-Nova Zelândia (1) e Alemanha-Estados Unidos (1).

Paralelamente ao Festival de Cartagena, serão realizados outros eventos, como o 13º Concurso Ibero-Americano de Curtas-Metragens; o sexto Concurso de Cinema Colombiano; a sétima Mostra Internacional de Vídeos e a quinta Mostra de Vídeos para Novos Criadores.

Além disso, haverá também uma mostra americana de cinema independente, chamada 'Os Olhos Independentes dos Estados Unidos'.

O concurso oficial do festival terá como jurados as colombianas Laura Restrepo, escritora, e María Teresa Ronderos, jornalista, Elia Schneider, diretora venezuelana, o produtor espanhol Michel Rubén e a cineasta chilena Alejandra Cilleros.

Como convidados especiais figuram, entre outros, os diretores Silvio Caiozzi (Chile), Nicolás Tuozzo e Darío Grandinetti (Argentina), Sergio Arau (México), Gerardo Chijona (Cuba), Esteban Ramírez (Costa Rica), Alberto Chicho Durant (Peru) e a americana Nancy Savoca, além dos colombianos Víctor Gaviria, Sergio Cabrera, Ciro Guerra e Jaime Osorio.

Foram convidados também os produtores Ted Perkins (Estados Unidos), Carlos Sánchez (México), Pedro Mezquita (Cuba) e José Oscar Salvio (Argentina).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;