Esportes Titulo
Parreira quer 'vendaval' brasileiro em Barranquilla
Analy Cristofani
Com Agências
06/09/2003 | 21:07
Compartilhar notícia


A Seleção Brasileira inicia neste domingo, às 18h (horário de Brasília, com TV Globo), diante da Colômbia, no estádio Metropolitano Roberto Melendez, a caminhada rumo ao hexacampeonato mundial. Será a estréia do time de Carlos Alberto Parreira nas eliminatórias sul-americanas para a Copa da Alemanha em 2006. O treinador, campeão em 1994 nos Estados Unidos, promete um vendaval brasileiro em Barranquilla, brincando com as palavras depois que soube que um vendaval passou pela cidade colombiana na sexta-feira. “Vai passar outro no domingo (hoje): a Seleção Brasileira”, disse Parreira.

Preocupado com a acomodação do elenco, já que o Brasil é a única seleção a ter cinco títulos mundiais, Parreira pediu à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que programasse uma palestra de neurolingüística com Evandro Mota, que já trabalhou com as seleções de 1994 e 1998. Mota adotou a expressão “predadora de títulos” para caracterizar a equipe nacional. “A seleção tem de ter a ambição de ganhar todos os títulos que disputa”, disse Mota.

Parreira mantém como base o time que conquistou, com Luiz Felipe Scolari, o pentacampeonato na Ásia no ano passado. A defesa é praticamente a mesma. A única mudança é a presença de Dida com a camisa 1, substituindo Marcos, que fica no banco de reservas.

O lateral e capitão Cafu, os zagueiros Roque Júnior e Lúcio e o lateral-esquerdo Roberto Carlos formam o quarteto defensivo. O meio-campo é o mais alterado. Gilberto Silva é o único que esteve no Japão e na Coréia. Emerson, que será o primeiro volante contra a Colômbia, machucou-se pouco antes da estréia no Mundial e foi substituído na época por Ricardinho. Zé Roberto e Alex não estiveram na Copa. Ronaldinho Gaúcho, suspenso, deve atuar na segunda rodada. Kléberson também não aparece no time, por estar contundido. Na frente, a seleção reúne os dois erres, Ronaldo e Rivaldo.

Parreira não deu nenhuma instrução à defesa sobre como conter o atacante Aristizábal, do Cruzeiro, um dos principais artilheiros do Campeonato Brasileiro. Ele não quer o time atuando em função de um ou outro adversário. “Sabemos do potencial dele (Aristizábal), mas não haverá marcação individual”, afirmou o técnico, que aposta no bom desempenho de Alex. Ele terá a função de servir Ronaldo e buscar tabelas com Rivaldo para criar situações de gol. “É o melhor jogador no momento em atividade no Brasil.”

Treino - Na tarde deste sábado, o time de Parreira realizou o último treino, de reconhecimento. No local da partida, a equipe ocupou apenas metade do campo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;