Setecidades Titulo
São Bernardo terá nova companhia da PM
Javier Contreras
Do Diário do Grande ABC
14/10/2002 | 20:52
Compartilhar notícia


A segurança de São Bernardo será reforçada em breve com a criação de mais uma companhia da Polícia Militar e a possível instalação de mais um distrito da Polícia Civil. Apesar da expectativa, ainda não há data prevista de inauguração e os locais para a implementação de ambos ainda não estão totalmente definidos.

O projeto da 6ª Companhia da PM é o único já foi aprovado, no último dia 9, segundo a assessoria do município, pelo governador Geraldo Alckmin. Apesar disso, sua oficialização, de acordo com o comando da Polícia Militar, ainda depende do acerto de alguns pontos como a definição do local.

Já o 8º DP da Polícia Civil continua em fase de negociação e ainda depende do aval da Delegacia-Geral e da Secretaria de Segurança Pública junto ao governador.

Segundo o comandante interino do 6º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento de São Bernardo e São Caetano, major Ronaldo Ribeiro, assim como o 8º DP, a criação da 6ª Companhia é uma luta antiga junto aos órgãos governamentais. O maior objetivo, segundo o major, será desafogar a área de atuação da 3ª Companhia, responsável pelo policiamento em cerca de 70% da área território do município.

As outras companhias (1ª e 2ª) respondem por áreas mais centrais de São Bernardo, como Centro e Jardim do Mar, além de regiões como a do Rudge Ramos, Jordanópolis e Paulicéia.

A 5ª Companhia (Força-Tática) é considerada apoio para as demais e a 4ª Companhia atua somente em São Caetano. “É uma luta antiga devido ao crescimento populacional das áreas mais periféricas, que antigamente eram consideradas áreas rurais".

Regiões como a do Riacho Grande e Alvarenga cresceram a tal ponto que a atuação da polícia nessas áreas também aumentou, o que sufocou o efetivo de cerca de 200 homens da 3ª Companhia. As outras companhias estão mais ou menos estruturadas para suportar suas respectivas áreas de atuação. “Nosso objetivo é definir o local, no Riacho Grande, e inaugurar a companhia em novembro, que atenderá o próprio Riacho, Balneária e Botujuru”, disse o major.

Segundo comunicado da Prefeitura, 126 homens serão disponibilizados para a abranger a estrutura da nova companhia. A PM, porém, informou que apenas 30 homens serão transferidos para a região inicialmente. O restante dos policiais viria gradualmente para compor o quadro da corporação. “Esse número de homens inicialmente seria composto por policiais de outras companhias do batalhão, além de mais 30 novos. Mas o quadro real, sem defasar as outras companhias, somente se tornaria viável no decorrer do próximo ano, quando outros policiais também seriam integrados em São Bernardo”, afirmou o major.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;