Economia Titulo
FHC diz que países reagiram bem ao seu discurso
Do Diário OnLine
22/04/2001 | 17:22
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou neste domingo que os líderes das 34 nações presentes na Cúpula das Américas reagiram bem ao seu discurso na abertura do encontro. Para ele, esta posição confirma a liderança que o Brasil vem obtendo junto aos parceiros do continente americano.

Para o próprio presidente Fernando Henrique, havia uma percepção de que o Brasil estivesse criando obstáculos à formação da Alca que, agora, não se comprova mais. Segundo ele, com esse discurso, a posição brasileira foi "colocada na mesa", e apresentada de forma a mostrar que o país está disposto a negociar. "É desejável que haja (a Alca) nas condições que nós propomos", enfatizou.

Sobre a reação do presidente norte-americano, George W. Bush, a seu discurso, Fernando Henrique apenas afirmou que "encaixou bem". Ele reiterou que deixou bem claro aos demais presidentes as diversas condições que o Brasil deseja para a implantação da Alca, e enfatizou que a nova área de comércio é "uma negociação comercial", enquanto o Mercosul é uma "integração" entre os países. "É apenas uma negociação comercial e, se for bem feita, será vantajosa", resumiu.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, esclareceu que o Brasil vai incluir no documento final a ser divulgado neste domingo essas condições para a nova área comercial, e lembrou que o país não quer discutir apenas itens tarifários, mas conceder maior importância aos subsídios e às questões anti-dumping. "São esses pontos que estão no documento que o Brasil vai insistir na negociação", disse o ministro.

Com informações da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;