Tecnologia Titulo Fake news
WhatsApp: bot checa se informações recebidas são verdadeiras

O recurso foi desenvolvido para combater a falta de informação dos usuários

Beatriz Ceschim
Do 33Giga
08/05/2020 | 16:48
Compartilhar notícia
Divulgação


Nesta semana, a Rede Internacional de Verificação de Fatos do Instituto Poynter (IFCN), lançou seu chatbot no WhatsApp. O recurso foi desenvolvido para combater a falta de informação dos usuários, principalmente durante a pandemia do coronavírus. A ferramenta está disponível em mais de 70 países e possui um banco de dados com mais de quatro mil fake news sobre o vírus desmascaradas.

Leia mais:
Fake news: você realmente sabe identificar notícias falsas?
WhatsApp começa testar ferramenta para combater fake news; conheça

Ao usar o bot no WhatsApp, os internautas poderão verificar facilmente se um conteúdo sobre o covid-19 já foi classificado como falso por profissionais.

O mecanismo também fornece aos usuários um diretório global de organizações de verificação de notícias. O sistema identifica a nacionalidade do usuário, por meio do código de país do número de telefone, para fornecer as instituições mais próximas dele. A pessoa pode então enviar uma informação para revisão diretamente ao profissional local ou visitar seu site para saber mais sobre o que está circulando na região.

O recurso é gratuito. Para utilizar a ferramenta, os usuários devem salvar o número +1 (727) 2912606 como um número de contato e enviar um texto com a palavra “oi” para iniciar a conversa. Também é possível iniciar clicando neste link.

Reprodução
Menu do chatbot de verificação de fatos e notícias

O bot possui um menu simples, curto e numérico. Após enviar um “oi” para a conta, o usuário terá seis funções para escolher. São elas: checagem de fatos, últimos fatos checados, dicas para combater a desinformação, encontrar verificadores de notícias perto de mim, saiba sobre o Instituto e informações sobre privacidade. Cada utilidade pode ser selecionada a partir do seu número.

Inicialmente, o mecanismo estará disponível apenas em inglês, mas outros idiomas são adicionados em breve, como hindi, espanhol e português.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Relembre algumas das maiores farsas que já foram veiculadas pela internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;