Setecidades Titulo Mobilidade
São Bernardo criará opção de
acesso à Av. Pereira Barreto

Prefeitura planeja estender até 2013 a Rua Kara, que liga a
Senador Vergueiro e a Kennedy; via chegará a 800 metros

Fábio Munhoz
07/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Até o fim de 2013, motoristas da região terão outra opção de acesso à Avenida Pereira Barreto. A Prefeitura de São Bernardo irá estender a Rua Kara, que atualmente tem cerca de 600 metros e liga as avenidas Kennedy e Senador Vergueiro. Com a ampliação, a via ganhará mais 800 metros, cruzará a Avenida Aldino Pinotti e chegará até a Pereira Barreto, uma das principais ligações do município com Santo André.

A extensão da rua terá mão dupla de circulação, o que possibilitará também aos condutores que vêm de Santo André mais uma opção para chegar ao Jardim do Mar. Na avaliação do secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, a pista irá ajudar a reduzir os congestionamentos do Paço. “Não será mais necessário ir até o shopping (Metrópole) para retornar para a Vergueiro. Isso contribuirá para desafogar o trânsito no Centro.”

A obra, já licitada, será executada pela empresa Heleno & Fonseca, responsável por outras 19 intervenções no município. O contrato com a empreiteira, no valor de R$ 100 milhões, foi assinado no ano passado.

O prolongamento da Rua Kara faz parte de projeto estimado em R$ 6 milhões para readequação do sistema viário nos bairros Jardim do Mar e Baeta Neves. O plano inclui a ligação da Avenida Aldino Pinotti com o Paço. Para isso, a via passará pela área hoje ocupada pelo estacionamento do Shopping Metrópole. O terreno passou a ser de propriedade municipal após permuta. Na troca, o centro comercial ganhou área situada na Rua José Versolato.

Para o secretário, a extensão da avenida também ajudará a aliviar o Paço. “Será mais uma saída. Além disso, vai diminuir o trânsito na Senador Vergueiro”, avalia Silveira Campos. A extensão da via será feita apenas depois de pronto o piscinão que será construído sob o terreno.

 

Administração estuda alargar Winston Churchill

 

O alargamento da Avenida Winston Churchill é uma das alternativas estudadas pela Prefeitura de São Bernardo para facilitar a ligação da cidade com Santo André. O secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, reconhece que a via teve aumento no volume de veículos após o início das obras de rebaixamento na Avenida Lions. As duas vias são paralelas.

O secretário informa que a decisão sobre ampliar ou não a capacidade da avenida será tomada após a entrega da Lions – prevista para o dia 19. “Faremos estudos para ver se, mesmo com a finalização da Lions, a Winston Churchill continuará carregada”, explica. A Prefeitura de São Bernardo não informou o tráfego diário na via.

Apesar de o projeto ainda estar na fase inicial, o secretário antecipa que as obras deverão ser feitas apenas no trecho entre as avenidas Senador Vergueiro e Lauro Gomes. “É onde a demanda é maior. Além disso, da Vergueiro até a Caminho do Mar, ela já é mais larga”, complementa. Caso a administração opte pela ampliação, a obra só deverá sair do papel no próximo mandato, já que a intervenção não está prevista no orçamento para os próximos dois anos. ainda não há estimativa de valores a serem investidos.

O titular da Pasta garante mudanças na via mesmo se o alargamento não for aprovado. “Além de recapear, vamos fazer algumas adequações no geométrico, como impedir as conversões à esquerda nos dois sentidos. Atualmente, muitos carros param no meio da avenida enquanto aguardam espaço para virar. Isso prejudica muito o trânsito” avalia Silveira Campos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;