Esportes Titulo
FIA proíbe os ‘tuned mass damper’ da Renault
Da AFP
23/08/2006 | 16:52
Compartilhar notícia


A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) proibiu definitivamente nesta quarta-feira o "tuned mass damper", o sistema de absorção de vibrações desenvolvido pela Renault francesa, porque contraria o regulamento da Fórmula 1.

A FIA, como já havía anunciado, não puniu nenhuma equipe que usou este sistema.

O tribunal de apelação da FIA se reuniu em Paris para examinar o caso, concluindo que o sistema viola o artigo 3.15 do regulamento técnico da Fórmula 1 determinando que todo elemento que influa na aerodinâmica dos carros deva estar fixado rigidamente na carroceria.

O elemento em questão "é móvel não faz parte da suspensão", precisou o tribunal em seu veredicto de quatro páginas.

Além da Renault, que usou este expediente desde setembro do ano passado, outras escuderias como a Ferrari, McLaren e Honda incorporaram este sistema.

Antes do Grande Prêmio da Alemanha, o delegado técnico da FIA, Charlie Whiting, proibiu-o, ao considerar que era um sistema aerodinâmico móvel, contrário às normas.

Mas os comissários da prova, designados pela FIA, não vetaram seu uso, convencidos pela Renault, que alegava que o efeito aerodinâmico era pouco e só ajudava a melhorar o contato com a pista.

No entanto, a FIA apelou da decisão de seus comissários, o que levou a Renault e demais escuderias decidirem não utilizá-lo na Alemanha por temor de uma sanção.

O "tuned mass damper" tampouco foi utilizado no Grande Prêmio da Hungria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;