Cultura & Lazer Titulo A partir de hoje
Viva a poesia popular

Encontros homenageiam cultura oral e escrita com projeto
Improvisando o Verso, que será realizado em S.Bernardo

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
06/05/2012 | 08:15
Compartilhar notícia


Palavras que formam rimas aparentemente sem importância, daquelas que saem da boca de um caboclo, uma lavadeira ou um ‘mano', podem sempre parecer coisa à toa, mas às vezes carregam a alma e o coração de um sentimento universal. Assim é a cultura popular, feita no boca a boca, resistente da memória coletiva.

A arte será homenageada em diversas manifestações a partir de hoje, com o lançamento do projeto Improvisando o Verso, que será realizado no Parque Chácara Silvestre, em São Bernardo, durante os próximos três domingos.

"No ano passado fizemos uma atividade com repentistas e dei a ideia de envolvermos em um projeto as várias modalidades de repente. Reunimos manifestações que utilizam a improvisação e a cultura popular, como o cururu do interior de São Paulo, o partido alto do Rio de Janeiro e o cordel do Nordeste", conta o cordelista Moreira de Acopiara, que coordena o Improvisando o Verso.

As atividades se dividem em três dias e vários segmentos. O primeiro dia contempla o cordel, a poesia popular e a trova; o segundo, o cururu e o repente; e o terceiro, o samba de partido alto e o hip hop.

Artistas locais, entre eles Gilberto Gaspar, Zé Don Don e Leandro Abreu, além de grupos como No Pé da Raiz e Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo, participam do projeto.

Para Acopiara, o Grande ABC, por sua população formada por gente de diversos cantos do País, é um espaço onde a cultura popular é integradora e viva. Internet, televisão, cidade grande, nada disso, ele crê, contribui para a morte do gênero. "Cultura popular é a base das outras culturas. A diferença entre o erudito e o popular é que o erudito é transcrito para uma partitura e o popular é do povo, não tem preocupação com registro", diz.

Preservação não é a questão, mas sim a manutenção com qualidade. "Não é porque é de improviso que é de qualquer jeito. Tem que ser feita com responsabilidade. Minha preocupação não é preservar, mas fazer meu trabalho, olhar o mundo com o olhar da poesia e fazer o melhor."

Improvisando o Verso - Especial. No Parque Chácara Silvestre - Avenida Wallace Simonsen, 1.800, São Bernardo. Tel.: 4336-8232. Cordel, Poesia Popular e Trova, hoje, às 14h. Cururu e Repente, dia 20, às 14h. Samba Partido Alto e Rima de Improviso (Hip-Hop), dia 27, às 14h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;