Tecnologia Titulo
Cuidado: criminosos estão usando apps de reuniões online para infectar vítimas
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
24/04/2020 | 16:48
Compartilhar notícia


As videochamadas se tornaram muito populares após a adoção do isolamento social, uma vez que permitem que pessoas estejam próximas de familiares, amigos e colegas. Sabendo que os cibercriminosos não hesitam em usar qualquer oportunidade para disseminar malware, os especialistas da Kaspersky investigaram o cenário atual de ameaças que usam como iscas esses apps de reunião online.

Leia mais:
Alerta: idosos são mais suscetíveis a cair em golpes online durante pandemia
Site mostra se seus dados já foram vazados por hackers

A análise da Kaspersky constatou que Skype é a marca mais usada pelos cibercriminosos em seus golpes, com um total de 120 mil arquivos suspeitos disfarçados da tradicional aplicação de videochamadas. Em seguida, o levantamento identificou mais 1.300 arquivos maliciosos, que se disfarçavam de Zoom (42%), WebEx (22%), GoToMeeting (13%), Flock (11%) e Slack (11%).

Entre os arquivos suspeitos, foram encontradas imitações simples dos programas reais e, entre os softwares verdadeiramente maliciosos, estavam alguns malware. Neste contexto, destacam-se duas famílias de adware – programa que exibem propagandas de forma abusiva –: DealPly e DownloadSponsor.

Geralmente, os adware infectam um dispositivo quando o usuário faz um download de algum app fora da loja oficial. Embora este programa não gere perdas financeiras, ele representa ainda um risco à privacidade.

Além disso, os especialistas da Kaspersky encontraram malwares se disfarçando de arquivos .lnk (atalhos no desktop para acessar rapidamente os programas mais usados). A grande maioria das detecções foram do Exploit.Win32.CVE-2010-2568, um software malicioso antigo, mas popular e que permite que o cibercriminoso infecte o dispositivo com outros arquivos maliciosos.

“Não identificamos um aumento drástico no número de ataques ou de arquivos disfarçados de aplicativos populares de videochamada. Isto está moderado. Ao mesmo tempo, consideramos importante informar as pessoas sobre a existência de tais ameaças. No cenário atual, quando a maioria está trabalhando em casa, é extremamente importante garantir que o que usamos como ferramenta para reuniões online seja baixado de uma fonte legítima, configurado corretamente e sem vulnerabilidades graves”, afirma Denis Parinov, especialista em segurança da Kaspersky.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, conheça a história de 15 hackers famosos. Clique na imagem para visualizar a legenda:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;