Esportes Titulo
Popó pode antecipar unificaçao
Marcelo de Paula
Da Redaçao
19/03/2000 | 21:38
Compartilhar notícia


A vitória de Acelino de Freitas, o Popó, por nocaute - 25º, em 25 lutas - sobre Javier Jauregui, o Chatito, apenas um minuto e meio após ter começado, pode obrigar seus empresários a mudar a estratégia pré-estabelecida para o lutador e antecipar o confronto para a unificaçao do título mundial dos superpenas. A vitória de Popó ocorreu na noite de sábado, no Credicard Hall, em Sao Paulo.

Um dia antes do confronto, seu empresário, Rui Pontes, afirmara que Popó só tentaria a unificaçao dentro de dois ou três anos. No sábado à noite, porém, o técnico Luís Doria, logo após o combate, declarou que seu pugilista pode sim, tentar a unificaçao antes do previsto, no final deste ano ou entao em 2001.

Antes, Popó vai fazer uma nova defesa do cinturao, em junho. A diferença é que a próxima luta atende às regras da Organizaçao Mundial de Boxe. É que o campeao mundial tem de colocar o cinturao em jogo a cada seis meses. A luta contra o mexicano Chatito nao precisaria ter sido realizada.

A unificaçao do título se torna cada vez mais necessária, pois a OMB parece nao ter mais boxeadores à altura do brasileiro, que admite ser essa a melhor forma de se livrar do estigma de lutador que só pega moleza pela frente. "O público brasileiro só vai se convencer de que sou realmente um campeao quando eu unificar pelas quatro entidades do boxe", disse o boxeador.

Mais de quatro mil pessoas lotaram o Credicard Hall, que contou com a presença de muitos artistas, atletas e ex-atletas, convidados pela Rede Globo. No ringue, Popó partiu para cima, tentando golpes de esquerda, que nao acertaram o adversário. Chatito tentou reagir, mas Popó se esquivou e deu o troco.

Primeiro acertou um golpe de direita, nao muito forte, mas que obrigou Chatito a recuar. Na seqüência, veio um cruzado de esquerda e outro de direita. O mexicano despencou e pela primeira vez em sua carreira - segundo o próprio Chatito - beijou a lona. O adversário precisou de ajuda médica e nao participou da entrevista coletiva. Na entrevista, aliás, Popó se emocionou ao apresentar os lutadores que treinam em sua academia.

A luta agradou demasiadamente a Rede Globo, que obteve 46 pontos no Ibope, o que, segundo o diretor da emissora, Marcelo Pinto, foi um recorde para o esporte. "Isso significou que 68% dos aparelhos de televisao estavam ligados na luta. O Popó bateu o recorde do Mike Tyson, que era de 42 pontos", disse o diretor, antecipando que a emissora assinou contrato com a Confederaçao Brasileira de Atletismo para patrocinar os 100 melhores atletas do ranking nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;