Setecidades Titulo
Ação apreende 22 mil CDs e DVDs
Luciana Yamashita
Da Sucursal de Diadema
02/04/2008 | 08:07
Compartilhar notícia


Cerca de 22 mil CDs e DVDs piratas foram apreendidos na segunda operação conjunta da Polícia Civil de Diadema e APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) do ano, realizada terça-feira de manhã.

Somada à primeira operação contra a pirataria na cidade, realizada em janeiro, as apreensões chegaram a 51 mil itens. Segundo o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), com as duas ações, o grupo supera o que apreendeu em todo o ano passado, cerca de 45 mil itens.

As apreensões aconteceram no Shopping Popular, no Centro, e em um trecho da Avenida Taboão. Os proprietários de dez boxes do Shopping Popular serão indiciados posteriormente por crime de pirataria, já que nenhum deles foi localizado no momento da operação.

Foram cerca de 13,5 mil DVDs e 8.500 CDs apreendidos. Os objetos apreendidos serão levados para a APCM para destruição.

O delegado do caso, Denis Saito, diz que as operações vão continuar. “Há outras ações previstas em um plano de combate à pirataria para coibir a comercialização desses produtos e prestigiar os comerciantes regularmente estabelecidos.”

A operação contra a pirataria contou com cerca de 20 integrantes do Garra e da APCM. “Ou os comerciantes ilegais param com a atividade ou perderão a mercadoria”, afirma Saito.

Segundo a APCM, o setor fonográfico tem 48% do mercado tomado pela pirataria. Com isso, 80 mil empregos formais foram perdidos nos últimos anos e houve queda de 50% do faturamento. Já o setor audiovisual possui 59% de produtos pirateados. Segundo a APCM, o mundo perde US$ 6,1 bilhões. Só a América Latina é responsável por perda de US$ 1 bilhão em venda de filmes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;