Cultura & Lazer Titulo
Artes plásticas têm boas opções em 2002
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
12/01/2002 | 15:45
Compartilhar notícia


Uma bela fatia do mundo das artes plásticas deverá saciar o apetite visual dos amantes da modalidade – em São Paulo – ao longo de 2002. Afinal, ano de Bienal Internacional é garantia de agitação no circuito paulistano. Só o aguardado evento, considerado um dos mais importantes do gênero no mundo, contará com obras de artistas de mais de 70 países. E, no rastro da Bienal, os espaços culturais da capital capricharam na programação. Já os do Grande ABC, ainda tímidos, têm poucas atrações agendadas.

O destaque deve ficar mesmo por conta da 25ª edição da Bienal, mas muitas outras mostras de peso movimentarão o cenário. Pinturas, esculturas e gravuras de Renoir no Masp, gravuras de Rembrandt e exposição de Lucio Fontana (com curadoria de Paulo Herkenhoff), ambas no Centro Cultural Banco do Brasil, e gravuras de Otto Dix no MAB-Faap são apenas alguns exemplos de eventos que comporão a nata do circuito ao longo deste ano.

A arte de ícones russos e de artistas da vanguarda daquele país ocupará a Oca, no Parque do Ibirapuera. O Centro Cultural São Paulo celebrará os 80 anos da Semana de Arte Moderna com uma grande exposição. Arte dos anos 60 e retrospectivas de Francisco Rebolo e de Anna Maria Maiolino são alguns dos destaques no MAM. E, da China, vem a mostra programada pelo Museu da Casa Brasileira.

No Grande ABC serão realizados dois salões de arte contemporânea: o tradicional de Santo André e o de São Bernardo, além dos programas anuais de exposições das duas cidades.

No entanto, a expectativa na região ficará a cargo da inauguração da Pinacoteca de São Caetano, prevista para fevereiro. Isso enquanto a Pinacoteca de São Bernardo espera por uma nova e adequada sede e pelos lançamentos do catálogo e do CR-ROM com reproduções das obras do acervo do museu.

A Bienal de Gravura de Santo André continua até o dia 26.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;