Economia Titulo
Dia dos Namorados aquece vendas em até 18%
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
23/05/2010 | 07:33
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O comércio do Grande ABC acredita que este Dia dos Namorados deve ser mais aquecido do que em 2009, quando a economia estava em crise. A expectativa é de que haja crescimento entre 7% e 18% nas vendas ante o mesmo período no ano passado.

Além da economia estável, cerca de 140 mil metalúrgicos receberão parte da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) até junho, movimentando R$ 270 milhões na região.

"Com a primeira parcela da PLR nas mãos notaremos o movimento da economia local. Existem condições econômicas para que isso aconteça", explica o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti.

Segundo ele, a data deve alavancar as vendas em 7%, aproximadamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura, acredita que neste ano as vendas tenham acréscimo de 12% em relação ao Dia dos Namorados do ano passado. "A projeção é um reflexo da estabilidade e do crescimento econômico", acrescenta.

Para esta época, a aposta de Moura é com as vendas em lojas de confecção, bem como produtos eletrônicos e floriculturas.

O presidente da SOL (Sociedade Oliveira Lima e região), de Santo André, Hélio Farber, completa que a chegada do outono também contribui para aumentar o incremento da data. "Esperamos que as lojas de rua tenham crescimento de 10%, aproximadamente, em comparação com a data em 2009."

Segundo o gerente de marketing do Shopping ABC, de Santo André, Tiago Ciampone, a data é a quarta melhor em vendas para o varejo (depois de Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais). "O centro de compras tenta atrair os clientes por meio de promoções e atividades sazonais", diz. A expectativa é que as lojas registrem incremento de 10% a 15% em comparação a 2009.

O Grand Plaza Shopping (antigo ABC Plaza), da mesma cidade, tem projeção de 15% de elevação nas vendas. Quanto ao fluxo de pessoas no complexo, a estimativa é de alta de 4%.

A perspectiva do Mauá Plaza Shopping é a mais ousada. Segundo sua administração, espera-se aumento de público para o período de 22%. Em relação às vendas, o crescimento deve ser de 18%.

LOJISTAS
Lojas especializadas em produtos para o corpo e perfumarias contarão com kits especiais para a data, com valor médio de R$ 100. "Vamos oferecer uma linha exclusiva e mais romântica. Mas há ainda extensa variedade de produtos", destaca Fábia Gambera Massih, sócia-proprietária de uma delas, no Shopping ABC.

"Vamos preparar uma vitrine com produtos exclusivos, incluindo perfumes com valores abaixo de R$ 50. Esperamos, pelo menos, o mesmo ritmo de vendas que atingimos na data em 2009", reforça Rosana Oliveira, sócia-proprietária de outro estabelecimento no mesmo centro de compras.

 

Supermercados também se animam com data e esperam crescer

O Grupo Pão de Açúcar (detentor das redes Extra, Ponto Frio, Assai, Sendas e CompreBem) prevê crescimento de 30% para as vendas de celulares com dois chips e televisão móvel na data.

Além desses itens, o grupo aposta para as lojas Pão de Açúcar e Extra incremento de 35% nas vendas de espumantes.

Segundo a assessoria do supermercado, o ‘casamento' entre o Dia dos Namorados e a Copa do Mundo é responsável por boa parte das expectativas otimistas, ainda mais no que diz respeito a compra de TVs.

Já o Carrefour (detentor das redes Atacadão e Dia%), aposta no crescimento das vendas de aparelhos celulares.

A previsão da empresa é de que a saída de itens no segmento cresça 20% em relação ao ano passado - oferecendo vários modelos e marcas.

Além disso, o setor de cine-foto, com as câmeras digitais, e o de cuidados pessoais, com os depiladores, chapinhas e secadores de cabelos, devem ser muito procurados para presentear a pessoa amada.

O Carrefour aposta ainda em produtos de TV e vídeo, já que os consumidores serão impulsionados pelo clima da Copa do Mundo. (Tauana Marin)


Shoppings da região sorteiam iPods e automóvel

Todos os centros de compra do Grande ABC estão com campanhas promocionais para o Dia dos Namorados, 12 de junho.

No Shopping Metrópole, por exemplo, o slogan é Cuide bem do seu Amor, que sorteará um automóvel Fiat 500 e promoverá concurso cultural on-line que vai premiar as melhores declarações de amor em vídeo com um iPod por dia.

O Shopping ABC, a partir do dia 25, surpreenderá os clientes com objetos e adereços exclusivos trazidos, pela primeira vez, dos estúdios de Los Angeles (EUA), com o tema cinema.

Além disso, alguns complexos comerciais enfeitarão seus corredores e farão promoções com vales-compras para atrair clientes. (Tauana Marin)

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;