Esportes Titulo
Hóquei in-line estréia no Pan-Americanos
Elaine Granconato
Da Redaçao  
16/05/1999 | 18:53
Compartilhar notícia


Pela primeira vez na história dos Jogos Pan-Americanos, o hóquei sobre patins in-line (com rodas em linha) vai estar presente na 13ª ediçao da competiçao, que será realizada em Winnipeg, no Canadá, de 23 de julho a 8 de agosto. A equipe brasileira masculina, que tem sua base formada por jogadores da AABB (Associaçao Atlética Banco do Brasil) de Sao Paulo, tem um sonho ousado: chegar à final e, no mínimo, conquistar a medalha de prata. No entanto, antes, como aperitivo, a seleçao irá participar do 5º Campeonato Mundial na Suíça, que irá acontecer de 20 a 26 de junho.  

Para o ex-jogador Edmar Figueiredo, 35 anos, técnico da Seleçao Brasileira de Hóquei In-Line e das categorias infanto-juvenil e adulto na AABB, o Mundial da Suiça será uma prévia do Pan. "Na Suiça, estaremos enfrentando os mesmos adversários que estarao em Winnipeg, como o favorito Estados Unidos, além de Canadá, Argentina e México", afirma. Em 1998, essa mesma equipe que estará representando as cores do Brasil neste ano nos Jogos Pan-Americanos ficou em sexto lugar no Mundial do Canadá.  

Dos 13 jogadores pré-convocados pelo técnico e pela CBH (Confederaçao Brasileira de Hóquei), sete sao da AABB (tetracampea paulista e brasileira), três do Palmeiras, dois do Clube de Campo de Bragança Paulista e um da Sociedade Hípica de Campinas. Segundo Figueiredo, o grupo será fechado com dez atletas. "Infelizmente, terei de fazer três cortes até o fim deste mês. A opçao de permanência ficará por aqueles que estiverem com melhor preparo físico", explica.  

Quanto às chances do Brasil, o treinador ressalta que o hóquei é um jogo de detalhes. A média de idade do grupo é de apenas 20 anos. "Temos uma base formada para, no mínimo, dez anos", diz Figueiredo, partindo do princípio que o auge do jogador de hóquei é entre 30 e 35 anos. "O iniciante da modalidade tem de começar do zero, ou seja, aprender a se equilibrar e andar sobre os patins com rodas, para só depois investir nas técnicas do jogo", completa. 

 Para chegar ao Pan do Canadá, o Brasil garantiu vaga no Campeonato Pan-Americano de Patins In-Line, em 1997, no Equador, onde foi vice. "A primeira etapa de um projeto conseguimos nessa seletiva. A segunda é tentar chegar à final. A medalha de prata seria para lá de benvinda", afirma o treinador paulista. Em 1995, quando assumiu o comando da seleçao, Figueiredo, campeao paulista, brasileiro e sul-americano de hóquei sobre patins tradicional, o treinador traçou o plano de classificar o grupo para o Pan deste ano.  

Jogadores - A expectativa de estar representando o Brasil nos Jogos Pan-Americanos é grande por parte dos atletas. Para o atacante Paulo Sums, 30 anos, o mais velho do grupo, que foi eleito o melhor assistente no Campeonato Brasileiro em que a AABB conquistou o tetra no último dia 9, participar do Pan é o máximo para o jogador de hóquei, uma vez que a modalidade ainda nao é um esporte olímpico.  

Já Pablo Gomes Navarro, 22 anos, artilheiro no mesmo campeonato com 17 gols, diz que quer ser campeao. "Estamos treinando exaustivamente para isso", reforça o atleta que começou no hóquei in-line aos 17 anos.  Ancorado pelos irmaos e pelo primo Fábio Mainardi, de Sao Paulo, que esteve na Olimpíada de Barcelona praticando o hóquei apenas como esporte demonstrativo, o universitário Renato Lopes Nogueira, 19 anos, categoria juvenil na equipe da AABB, promete dar o melhor de si no Canadá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;