Esportes Titulo Na Vila São José
São Caetano inaugura moderno CT de atletismo
Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
05/05/2012 | 07:30
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Os atletas do BM&FBovespa pareciam crianças atrás de brinquedo novo, ontem, na inauguração do centro de treinamento, na Vila São José, em São Caetano. Eram tantas novidades que não sabiam o que visitar primeiro. O local está equipado com ginásio indoor, pista ao ar livre, além de completa infraestrutura, incluindo musculação, fisioterapia, nutrição e psicologia.

A construção consumiu R$ 20 milhões, bancados pela BM&FBovespa, enquanto que São Caetano cedeu o espaço em regime de comodato por 15 anos. A intenção é que os brasileiros não precisem mais viajar ao Exterior para aprimorar a técnica. "Rodei por vários países, conheço muito do que tem lá fora e garanto que esse é o melhor centro do mundo", opinou a campeã mundial indoor no salto com vara, Fabiana Murer. "Conquistei o título com a preparação na Europa, imagina tendo pista no quintal de casa", completou a saltadora, que está garantida na Olimpíada de Londres.

Murer não ficou apenas no discurso. Para testar o equipamento ela entrou na pista e arriscou quatro saltos. Depois de passar pelas marcas de 4,6 m e 4,8 m, tentou superar os 5 m, que ficaria bem próximo ao recorde mundial (5,1 m), batido em fevereiro pela russa Yelena Isinbayeva. A saltadora até que conseguiu ultrapassar a barreira, mas precisou de ajudinha de seu técnico e marido Élson Miranda. "Temos de ir assim, passo a passo. Ainda que ela tenha batido no elástico (que foi colocado no lugar do tradicional sarrafo), é importante para aprender o caminho", comentou ele.

O ex-atleta Vanderlei Cordeiro de Lima chegou a se emocionar em seu discurso. Famoso pela medalha de bronze conquistada na maratona da Olimpíada de Atenas-2004, quando foi atrapalhado nos instantes finais da prova por religioso irlandês, ele lamentou não ter tido estrutura desse nível na época de atleta. "Espero que façam bom uso desse equipamento e que tenham orgulho de defender a camisa do Brasil como eu sempre tive", cobrou.

A partir de hoje, o espaço começa a ser usado efetivamente. Além do treinamento dos atletas de alto rendimento, vai contemplar projetos voltados para as categorias de base por meio de convênios tanto com a Prefeitura de São Caetano como de outros locais. O centro também vai receber a Seleção Paraolímpica para treinamento.

 

Marílson finaliza preparação na cidade

O fundista Marílson Gomes dos Santos será um dos atletas que mais vão utilizar o novo centro de treinamento de São Caetano. Em fase final de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, em julho, ele não tem competições agendadas e aproveitará a estrutura para se aperfeiçoar.

"Vou continuar trabalhando em São Caetano nas próximas semanas. Quero incluir na programação treinos na altitude e para isso devo ir para a Colômbia, mas a maior parte da preparação será no centro", explicou o corredor, que vai disputar a maratona, prova mais tradicional da Olimpíada.

Apesar de ser o melhor atleta do Brasil, Marílson sabe que terá muitas dificuldades para superar os africanos, mas conta com surpresas na prova. "Na maratona nem sempre o favorito vence. É preciso levar em consideração diversos fatores, como o calor e a umidade. Adaptação ao percurso também é importante e o usado em Londres me agrada. Sinto que estou bem preparado e vou focar esses últimos três meses para conseguir bom resultado e, quem sabe, medalha", afirmou o fundista, que é bicampeão da Maratona de Nova York e tricampeão da São Silvestre. AF




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;