Cultura & Lazer Titulo
14º Festival do Cinema Judaico fala sobre fé
02/08/2010 | 07:26
Compartilhar notícia


Após a Mostra Audiovisual Israelense chega o Festival de Cinema Judaico. No ano passado, o evento, já integrado ao calendário cultural de São Paulo, completou 13 anos e comemorou seu Bar Mitzvah. Agora, aos 14 anos, o festival já alcançou a maioridade. Não é só marketing. O festival tem mostrado sua força como foro para a discussão de questões estéticas, e não apenas elas, relativas ao judaísmo. A 14ª edição tem temas políticos, comportamentais, mas privilegia a fé. A curadora Daniela Wassernstein organizou um programa especial sobre religião e ciência. Como anda a fé num mundo que avança científica e tecnologicamente?

O filme emblemático desta seção é Em Busca da Memória, de Petra Seeger, que mistura autobiografia e história para falar sobre um dos mais importantes neurocientistas do século 20. Eric Kandel, Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina, é responsável por descobertas científicas que ampliaram a compreensão do papel do cérebro no registro e preservação da memória humana. O documentário reconstitui experiências traumáticas da infância de Kandel, em Viena, durante a ocupação nazista, e também seus anos de formação como jovem imigrante em Nova York. De novo, o Holocausto, o horror nazista. A cada ano, os artistas buscam novas formas de renovar a questão que termina por englobar tudo - identidade, memória, vida, morte.

O festival abre hoje para convidados com Marca da Vida, de Jessica Sanders, justamente sobre as reações de jovens de todo o mundo que conhecem os campos de concentração pela primeira vez. Os filmes serão exibidos até o dia 7 no clube A Hebraica (Rua Hungria, 1000), CineSESC (Rua Augusta, 2075), Centro de Cultura Judaica (Rua Oscar Freire, 2500), Cinemark/Higienópolis (Av. Higienópolis, 618) e Teatro Eva Herz (Livraria Cultura - Av. Paulista, 2073)

Outros filmes que integram essa seção - Salto de Fé, de Antony Benjamin e Stephen Friedkin, filmado durante três anos e que acompanha o processo de conversão de personagens bem diversos - um jovem de Trinidad, uma família que se mudou para o Colorado, um casal de idosos, uma mãe solteira que faz carreira no Exército dos EUA; Jubanos-- Os Judeus de Cuba, de Milos Silber, sobre os judeus que permaneceram na ilha de Fidel Castro, após a vitória da revolução; e Oh, Meu Deus. Neste último, Peter Rodger formulou a religiosos, celebridades e pessoas comuns a mesma pergunta - o que é Deus para você? Vale a pena viajar nas respostas de cristãos, judeus, muçulmanos, budistas etc. O que eles dizem põe em xeque o sentimento do espectador, que também se sente solicitado a tomar partido.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;