Cultura & Lazer Titulo
Software gerencia dieta para emagrecer
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
22/10/2001 | 18:40
Compartilhar notícia


Computadores sempre foram sinônimo de sedentarismo e, conseqüentemente, de obesidade. Mas, apesar da fama, ficar algumas horas parado em frente ao PC pode ajudar – quem diria – a perder quilinhos indesejáveis. Pelo menos é isso que propõe o Nutrition Manager, um programa de gerenciamento de alimentos voltado para pessoas que desejam reeducar-se à mesa.

No software, os alimentos são divididos em cinco categorias: carnes, frutas e vegetais, pães e cereais, laticínios e outros condimentos (como sorvete, geléia, mostarda, picles, entre outros). A partir daí, o usuário tem a opção de planejar cardápios e produzir relatórios personalizados com a dieta de cada membro da família.

Além disso, o produto permite conferir o valor nutricional de cada alimento ou componente de um prato, para combiná-los de forma a criar uma refeição mais balanceada. Por meio da seção Meal Planning, é possível verificar a quantidade de colesterol, gorduras, sódio, proteínas, carboidratos e, como não poderia deixar de ser, o teor calórico das refeições.

No comando Reports, por sua vez, o usuário tem a possibilidade de elaborar calendários e definir a dieta do dia, da semana, do mês e até dos próximos anos. Para isso, o software oferece, por meio da seção edit existing menus, uma extensa lista com sugestões de receitas, além do valor nutricional da refeição completa.

O problema é que a maior parte das opções de pratos são típicas da realidade norte-americana, como cereais e ovos com bacon no café da manhã, pizza ou hamburguer nas refeições principais e frutas ou salgadinhos só encontrados nos Estados Unidos como sugestão de lanche. Para calcular o valor nutricional de um prato com arroz e feijão, por exemplo, só mesmo avaliando os ingredientes separadamente. Outras desvantagens do programa são que ele é todo em inglês, inclusive as instruções, e carece de tabelas que informem a quantidade de vitaminas e sais minerais (com exceção do sódio).

Os requisitos mínimos para instalar o freeware são um computador Pentium de 90 MHz com Windows 95/98, 15 MB de espaço livre no disco rígido e 32 MB de memória RAM. O internauta que preferir saber mais detalhes sobre o CACFP (Child and Adult Care Food Program), teoria norte-americana sobre a qual se baseia o freeware, encontrará mais informações no site www.nutritionman.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;