ouça este conteúdo
|
readme
|
A bordo da versao RT, a mais completa do novo modelo, foi possível conferir que o principal destaque do carro é o motor K4M 1.6 16V, o mesmo que equipa o Mégane e o Scénic. No entanto, o propulsor do três volumes contará com 8 cv a menos do que os originais, atingindo 102 cv de potência e torque de 15,2 kgfm a 4.250 rpm. Esse motor, que também irá equipar a versao hatch, proporciona ao carro boas retomadas na estrada e na cidade.
Apesar de ter como marketing o maior status e o fato de ser mais estradeiro do que a versao compacta, o Clio seda passa uma sensaçao desagradável em curvas realizadas em alta velocidade. A impressao é de que o carro foge do controle do motorista, apesar de nao perder a estabilidade.
Mas é externamente que o carro traz os maiores defeitos. Simplesmente igual ao modelo hatch até a porta traseira, a versao seda ganhou apenas uma extensao, que comporta o porta-malas de 510 l - o maior da categoria. Esse detalhe passa a impressao de que o carro foi remendado, montado às pressas.
Se por fora o design é de gosto duvidoso, no interior, pelo menos, o três volumes agrada. Os comandos sao de fácil acesso, a visibilidade é boa e, entre outros equipamentos, o carro possui air bag duplo de série. A versao RT ainda é equipada com painel de fundo cinza. Além do modelo testado pelo Diário, o Clio será vendido na versao RN, que tem três itens opcionais: pintura metálica, ar-condicionado e o Pack Lazer.
Para competir com os outros carros do segmento - Fiat Siena, Volkswagen Polo e Chevrolet Corsa seda - a Renault aposta na relaçao custo-benefício. A versao mais barata, a RN, custará R$ 23,4 mil, enquanto o modelo mais caro, o RT, sairá por R$ 28,4 mil. A montadora francesa acredita que o modelo mais procurado será o RN Pack Lazer, cujo preço será de R$ 26.210. Apenas o Corsa seda 1.6 16V, que custa R$ 28.226, possui a mesma potência do Clio seda. O Polo 1.8 e o Siena ELX 1.5, com motores mais fracos, custam, respectivamente, R$ 25.496 e R$ 22.144. De forma um tanto quanto ambiciosa, a Renault supoe que a versao RT fará frente ao Chevrolet Astra seda, que tem motor 1.8 e custa R$ 29.813.
Devido ao conforto interno e, principalmente, à qualidade do motor, é bem provável que o Clio seda irá incomodar os seus concorrentes diretos. Mas sua prova de fogo será realizada mesmo quando a versao 1.0 chegar ao mercado, o que, segundo a Renault, deve ocorrer no início do próximo ano. Ao lado do popular, deve aparecer também o modelo esporte, com motor 1.6 16V de 110 cv.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.