Internacional Titulo
EUA advertem Chade sobre refugiados sudaneses
Da AFP
14/04/2006 | 21:54
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos fizeram nesta sexta-feira uma severa advertência ao Chade para que não expulse os 200 mil refugiados sudaneses, em represália ao suposto apoio do Sudão à rebelião contra o governo chadiano.

O porta-voz do departamento de Estado, Sean McCormack, fez a advertência após a ruptura das relações diplomáticas entre N'Djamena e Cartum e a ameaça do presidente chadiano, Idriss Deby Itno, de expulsar os 200 mil refugiados de Darfur.

"Estamos em contato com o governo do Chade para que nos confirme qual é exatamente sua posição sobre este tema e manifestar, nos termos mais firmes possíveis, que uma ação como esta seria inaceitável", disse McCormack.

"Conclamamos o governo do Chade a respeitar seus compromissos para dar proteção a estes refugiados", declarou o funcionário, lembrando que Washington é incapaz de dizer se o Sudão está envolvido na rebelião.

Idriss Deby Itno anunciou hoje a ruptura das relações diplomáticas com o Sudão, acusado de apoiar os rebeldes da Frente Unidos para a Mudança (FUC), que na quinta-feira lançaram uma sangrenta ofensiva contra N'Djamena, que deixou cerca de 400 mortos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;