Setecidades Titulo
Lema de carnavalesco leva foliã à paixão
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
02/02/2010 | 07:50
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


"O carnavalesco não é somente aquele que cria o desenho das fantasias. Mas também aquele que acompanha cada detalhe das criações."

Foi essa frase que Marília dos Santos, 48 anos, escutou um dia, quando começou a frequentar a escola de samba Ocara Clube, de Santo André. A partir daí, se apaixonou por cada detalhe do Carnaval, desfilando ou acompanhando os bastidores.

Há mais de dez anos na agremiação, a dona de casa, que já criou os filhos não esconde seu amor pela festa. "Me lembro que a primeira vez que sai foi como passista, mas fiquei frustrada porque me colocaram como destaque, pois a fantasia estava muito grande. Depois, fiquei por três anos seguidos saindo na bateria. Aqui (na escola) estou para ajudar no que for preciso", disse Marília.

Entre um detalhe e outro na preparação das fantasias para o desfile do dia 14, também surge a figura de outro integrante importante da tradicional escola de samba, Augusto Maciel Neto, 72.

O aposentado - apaixonado e atuante no teatro - reserva o mês de fevereiro para ajudar no Carnaval do Ocara. "Sou da época em que as escolas de samba eram chamadas de ranchos carnavalescos. Para mim é uma diversão desfilar e sinônimo de vida sair na ala da Jovem Guarda", disse Neto.

E o Carnaval do Ocara Clube de Santo André também está marcado na história do presidente da escola, Sidnei Bueno de Godoy. "A participação das pessoas no Carnaval já foi mais intensa. Hoje fica realmente quem gosta. Na década de 1970 tínhamos a ala do INPS (Inda Nós Pode Sambar) e era muito divertida", lembrou Godoy.

Desde abril trabalhando no projeto do enredo para este ano, a escola já está com a maioria das fantasias e dos carros alegóricos pronta.

Fauna e flora são o tema do desfile

A fauna e a flora brasileira foram as inspirações do Ocara Clube, de Santo André, para o desfile de Carnaval deste ano. Com o enredo O Verde Eldorado que Reluz Ouro, os cerca de 450 integrantes apresentarão no desfile uma linha do tempo que tem início com a antiga civilização Inca (que se banhava de ouro em pó) e passa pelo espírito guerreiro das mulheres amazonas, que terão uma ala especial.

O Carnaval da escola, representando a beleza do verde, terá 11 alas e três carros alegóricos. As baianas terão suas roupas nas cores vermelha com dourado e representarão a cerâmica. As crianças estarão vestidas para lembrar a fauna e a flora.

A necessidade de proteger a Amazônia também será lembrada durante o desfile.

Entre cores vibrantes, plumagens gigantes e aplicações de pedrarias, a escola pedirá paz na avenida.

"Um de nossos destaques virá vestido como um pássaro muito bonito que levará a mensagem para todos", disse a diretora artística Marília dos Santos. O Ocara Clube será a segunda escola a desfilar no dia 14 , no Espaço Pirelli.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;