Cultura & Lazer Titulo
Aramaçan tem show do Jota Quest neste domingo
Leonardo Blaz
Da Redaçao
02/09/2000 | 16:10
Compartilhar notícia


Santo André é uma das primeiras cidades a receber um show (neste domingo, às 21h, no Aramaçan) da turnê Oxigênio, do Jota Quest, iniciada no mês passado no interior paulista e anunciada como uma das maiores apresentaçoes já feitas por uma banda brasileira. Os números realmente surpreendem: dois caminhoes transportam equipamentos estimados em R$ 500 mil, que incluem até baquetas que emitem raios laser.

O grupo pretende mostrar o mesmo show em todas as cidades pelas quais vai passar. "Temos como base ficar na estrada até abril de 2002. Privilegiamos os shows porque, além de ser onde conquistamos o público, é o nosso ponto forte", conta o baterista Paulinho Fonseca.

O contrato do Jota Quest com o selo Chaos, da Sony Music, foi assinado exatamente após representantes da gravadora assistirem a um dos shows da banda. Até entao, Paulinho e Rogério Flausino (vocal), Marco Túlio Lara (guitarra), PJ (baixo) e Márcio Buzelin (teclados) se reuniam, desde 1993, em bares e festas em galpoes organizadas por comissoes de formatura de faculdades. "Tocávamos um repertório próprio e algumas releituras", relembra Paulinho.

Muitas dessas cançoes sao desconhecidas, algumas até prezam pelo ineditismo e outras integraram o CD independente da banda, que nunca foi distribuído comercialmente.

Black Music - O Jota Quest apareceu para o grande público como J. Quest, nome de um personagem de desenho animado dos estúdios Hanna & Barbera. No entanto, por causa de um processo movido pela empresa norte-americana, o grupo teve de alterar sua denominaçao.

A sonoridade executada também sofreu modificaçoes. Gêneros como o soul e o funk eram a tônica do primeiro álbum. O quinteto mineiro chegou até a ser um dos responsáveis pela redescoberta da carreira musical de Tony Tornado e Hyldon. "Mas nunca nos consideramos uma banda de funk ou soul. Nao somos bons nisso; há muita gente melhor", revela Paulinho.

O álbum posterior, De Volta ao Planeta dos Macacos, mostra uma guinada do grupo em direçao ao pop/rock. Mas foram as baladas românticas, como Vento e Fácil, que tornaram o Jota Quest um dos grupos mais populares do país.

Oxigênio, apesar de à primeira vista se dedicar mais a temas ecológicos - todos os integrantes do grupo sao filiados ao Greenpeace -, mantém a base romântica. O álbum foi recebido com críticas principalmente por causa das letras, consideradas pobres. Paulinho se defende, dizendo que o grupo nao tem a menor pretensao de entrar no rol dos poetas do rock, como Renato Russo ou Cazuza. "Poderíamos rebuscar, mas é o nosso cotidiano que está refletido nas cançoes. Escrevemos da maneira com que as pessoas conversam com a gente", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;