Cultura & Lazer Titulo
Goldman Sachs alerta para 'crise de caixa' no e-commerce
Do Diário do Grande ABC
02/06/2000 | 15:25
Compartilhar notícia


Muitas empresas norte-americanas de comércio eletrônico para o consumidor terao de enfrentar em breve o desafio de captar recursos para continuar funcionando, diz estudo da Goldman Sachs, divulgado pelo jornal Financial Times. O estudo, elaborado pelo analista de comércio eletrônico Anthony Noto, indica que pelo menos dez empresas de comércio eletrônico listadas em Bolsa terao de fazer captaçoes até o início do próximo ano. Entre elas, estariam gigantes da Internet como CDNow, Buy.com e Autobytel.com.

Segundo o Financial Times, o ritmo em que as empresas de Internet estao "queimando" seus caixas começou a ser atentamente acompanhado nos últimos meses. Os investidores, diz o jornal, mostram-se preocupados com os altos custos de marketing e a falta de lucros das pontocom. Uma empresa que nao deve ter problemas de caixa é a Amazon.com, segundo o analista da Goldman Sachs. A empresa tinha mais de US$ 1 bilhao em caixa e títulos em março e as perspectivas sao de fluxo positivo de caixa para os próximos três trimestres. A Barnesandnoble.com é outra com nível adequado de caixa, diz o analista.

Segundo Noto, sete entre 31 empresas de comércio eletrônico de capital aberto tiveram que buscar financiamento desde o fim de 1999. As empresas que nao sao líderes no segmento nem conseguiram firmar seu modelo de negócios, no entanto, poderao ter dificuldades para levantar o capital necessário, ele alerta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;