Cultura & Lazer Titulo
Orgias de gregos e romanos são mitos, diz estudo
Das agências
02/06/2006 | 16:35
Compartilhar notícia


Novos estudos sobre o comportamento sexual dos antigos gregos e romanos revelam que as orgias sexuais são mitos. A pesquisa foi realizada pelo professor australiano Alastair Blanshard, da Escola de Pesquisas Filosóficas e Históricas da Universidade de Sydney.

De acordo com o pesquisador, em entrevista à agência Ansa, as origens do mito das orgias gregas e romanas se baseiam, principalmente, na maneira com que o cristianismo se opôs às "incorreções sexuais" dos antigos deuses devido à grande exposição da genitália e às freqüentes representações fálicas, encontradas em materiais arqueológicos.

"Naqueles tempos não tinham valor erótico, mas nos contextos modernos são percebidos como intensamente sexuais", afirmou Blanshard. Segundo o pesquisador, os libertinos modernos também usaram o mito das orgias gregas e romanas para convalidar suas práticas.

Oscar Wilde, por exemplo, dava um "verniz clássico" a seus encontros com garotos. "Pensava estar fazendo como fazia Sócrates. Dava a seu grupo de praticantes do amor livre uma imagem clássica", concluiu o historiador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;