Esportes Titulo
Gourcuff - Talento romântico
Da AFP
01/06/2010 | 07:04
Compartilhar notícia
Da AFP


Técnica apurada, visão de jogo privilegiada, Yoann Gourcuff teve uma ascensão fulminante. O jogador do Bordeaux possui todas as virtudes necessárias para um bom meio campo: volume de jogo, bom toque de bola, capacidade de chutar com os dois pés, boa finalização e eficiência nas assistências. Resumindo, um jogador de exceção.

No momento, seu único ponto fraco é uma certa tendência à inconstância. Gourcuff (jogador de 1,85 m e 79 kg) às vezes passa por fases em que nada dá certo, como no começo de 2009, quando ele parecia uma alma penada a vagar pelos gramados, sem que sua presença fizesse a menor diferença.

Na temporada anterior, emprestado ao Bordeaux pelo Milan, onde não conseguiu achar seu lugar ao sol, o meia teve atuações fundamentais nas conquistas do Campeonato Francês, da Copa da Liga e do Troféu dos Campeões (o segundo seguido, depois de 2008). Como se não bastasse, foi eleito o melhor jogador da Liga Francesa e recebeu o prêmio das mãos de Zinédine Zidane, com quem (exageradamente ou não) costuma ser comparado.

O começo na seleção francesa foi discreto. Yoann Gourcuff só entrou em campo nos últimos minutos da vitória sobre a Suécia (3 a 2), em Gotemburgo, no dia 20 de agosto de 2008. Cerca de dois meses depois, no dia 11 de outubro, em Constanta, na Romênia, o jovem jogador já era titular e começou a se tornar ídolo dos torcedores com o belo gol de empate (2 a 2) contra a seleção romena, num chute de fora da área, a 30 metros do gol. Depois disso, Gourcuff passou a ser essencial para a seleção francesa.

Filho da bola

Yoann Gourcuff é um filho da bola, nascido em Ploemeur no dia 11 de julho de 1986. Seu pai, Christian, ex-jogador, também é um treinador respeitado na França. Quando foi treinar o Rennes, em 2001, o pai levou o filho junto e, dois anos depois, Yoann assinava com o clube seu primeiro contrato profissional, ainda que o Gourcuff técnico tenha sido demitido no ano anterior.

Procurado pelo Milan, a jovem revelação assinou com o clube italiano em 2006, aos 20 anos. O começo foi promissor, com um gol na Liga dos Campeões da Europa contra o AEK da Grécia, mas as dificuldades vieram rapidamente. Esquecido no meio de um elenco milionário, Gourcuff foi cada vez menos aproveitado e não ficou nem no banco na decisão da Liga dos Campeões, contra o Liverpool. Mas participou da campanha, fez até gol, e por isso pode ostentar o título conquistado pelo Milan, assim como o do Mundial de Clubes, que o time italiano venceu no mesmo ano.

Em 2008, o treinador do Bordeaux, Laurent Blanc, que procurava um substituto para Johan Micoud, ofereceu a Gourcuff o posto de titular do meio campo. A escolha foi das mais acertadas, já que o meia-armador ajudou os "Girondins" a conquistarem quatro troféus em dois anos. Depois disso, o Bordeaux não hesitou em pagar 13,4 milhões de euros ao Milan para ter o jogador em definitivo, no fim de maio de 2009.

O futuro ainda pode reservar experiências de contos de fadas para o jovem craque francês, que completará 24 anos exatamente no dia da final da Copa da África do Sul.

Ficha técnica

Yoann Gourcuff

País: França

Data de Nascimento: 11/07/1986

Lugar de Nascimento: Ploemeur (França)

Altura: 1,85 m

Peso: 79 kg

Posição: Meio campo

Clubes: Rennes (2003-06), Milan (Itália/2006-08), Bordeaux (desde 2008)

Jogos pela seleção: 17

Gols pela seleção: 1

Primeiro jogo pela seleção: 20/08/2008, Suécia-França (2-3)

Último jogo pela seleção: 03/03/2010, França-Espanha (0-2)

Primeiro gol pela seleção: 11/10/2008, Romênia-França (2-2)

Carreira em clubes:

Liga dos Campeões da Europa: Campeão (2007)

Mundial de Clubes: Campeão (2007)

Campeonato Francês: Campeão (2009)

Copa da Liga Francesa: Campeão (2009)

Troféu dos Campeões (Supercopa da França): Bicampeão (2008, 2009)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;