Economia Titulo
Paralisação de fiscais da Anvisa provoca prejuízos
Do Diário do Grande ABC
11/07/2008 | 07:30
Compartilhar notícia


Mesmo com os efeitos da liminar concedida pela Justiça Federal na última terça-feira, o Sindamar (Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo) calcula que os prejuízos causados com a paralisação dos fiscais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já ultrapassam US$ 15 milhões no Porto de Santos.

A decisão da 1ª Vara Federal de Santos atende ao mandado de segurança impetrado pelo sindicato no dia 3 e determina que os fiscais da Anvisa emitam a livre prática aos navios das armadoras associadas ao Sindamar.

A livre prática consiste em um certificado de regularidade sanitária para as embarcações que chegam ao porto de viagens ao Exterior. Segundo o vice-presidente do sindicato, José Roque, até o meio-dia de quarta-feira havia 40 navios aguardando na barra para atracar, alguns deles há quatro dias. "Esse prejuízo de US$ 15 milhões é apenas do custo dos navios parados e dos atrasos nas escalas, mas existe todo aquele custo intangível, como o do trabalho extra das pessoas que ficam à disposição para cuidar disso, dos terminais."

Segundo Roque, antes da liminar, chegaram a ter 98 navios parados na barra, mas agora há alguns funcionários atuando e, com isso, o número diminuiu. "Mesmo assim, as inspeções dos navios que vêm de regiões endêmicas estão demorando", informou.

O Sindamar afirma que seis navios já deixaram de operar no Porto de Santos por causa da greve, iniciada no último dia 30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;